Maíra Gomez, mais conhecida como Cunhaporanga, é uma celebridade na Internet vindo diretamente da aldeia dos Tatuyo. Entre Tiktok, Instagram e YouTube, ela tem mais de 6 milhões de seguidores. Em todas as redes, o perfil dela é: @cunhaporanga_oficial. O Brasilturis teve a oportunidade de conversar com a Maíra durante o Famtour de turismo com base comunitária neste domingo (16).

Postando sobre a rotina da tribo e mostrando os costumes, Maíra não se deslumbrou pela Internet. “Para a gente, é algo normal, e minha família apoia também. No início, eles achavam que podia atrapalhar, que as redes sociais e a internet poderiam fazer a cultura ficar de lado, que eu poderia querer fazer outras coisas. Mas, para mim, foi algo natural, não mudou muito. Eu posto alguma coisa, deixo o celular ali, depois respondo um comentário e continuo fazendo o que tenho que fazer aqui. Você mantém a cultura e, às vezes, ainda ajuda a preservá-la.”

Cunhaporanga contou ao Brasilturis que estava no Rio Grande do Sul para a premiação IBest, sendo premiada na categoria Influenciador Amazonas e ficando no top 3 na categoria Diversidade e Inclusão.

Ela explicou que já postava nas redes sociais, até que um vídeo em específico viralizou. “Eu já postava mais fotos, mostrando artesanato e pinturas, mas quando comecei a gravar mesmo foi por acaso, sem intenção de nada. Só que aí começou a viralizar, principalmente quando postei um vídeo comendo a larva. Aí estourou! No mesmo dia, já bati mais de 1 milhão de visualizações”. E o sentimento geral da comunidade era não entender bem o que estava acontecendo. “Fiquei sem entender, sem reação, não sabia o que fazer. Contei para os meus pais e eles perguntaram: ‘O que significa isso? 1 milhão é muita coisa!’. Então, aproveitei a oportunidade. Comecei a postar mais, contar um pouco da minha história, e o pessoal já começou a ter curiosidade sobre onde eu morava e até perguntavam se eu era indígena”, explicou a Cunhaporanga.

Whindesson Nunes e Carlinhos Maia foram citados pela Maíra como pessoas que incentivaram e ajudaram ela a viralizar. “E outros influenciadores bem famosos, como Carlinhos Maia e Whindersson Nunes, mandaram mensagem incentivando, falando: ‘Continue assim, são poucas pessoas que mostram a cultura, e você está fazendo um trabalho incrível’. Aí eu comecei a postar mais, porque a gente já faz tudo isso no nosso cotidiano – contando alguma história, fazendo artesanato, preparando nossa comida típica”, comemorou Maíra.

O sucesso dela está servindo de inspiração para outros parentes mostrarem suas culturas. “Quando comecei a postar vídeos, quase não tinha ninguém como nós, mostrando e contando sobre a cultura. Eram poucas pessoas, uma, duas ou três. Mas depois que acabei viralizando, muitos parentes começaram a aparecer também, mostrando a sua cultura. Às vezes, quando participo de eventos com outros parentes, eles me agradecem por isso, por ter dado esse passo, essa iniciativa nas redes sociais”, finalizou.

O Brasilturis viaja com seguro da Affinity Seguros.