O ritmo contagiante do Carnaval pernambucano tomou conta da Avenida Paulista e do Parque Burle Marx, em São Paulo, com uma ação promovida pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Os eventos gratuitos reuniram atrações emblemáticas da cultura do estado, como maracatu, caboclinho, passistas e orquestra de frevo, além dos icônicos Bonecos Gigantes de Olinda e o Galo da Madrugada. Para abrilhantar ainda mais a festa, artistas como Duda Beat e Alceu Valença animaram o público paulistano.
Presente na ação, Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, destacou a importância de levar essa experiência para fora do estado. “São Paulo tem uma forte ligação com o Nordeste, e aqui há uma grande colônia de pernambucanos e admiradores da nossa cultura. Viemos proporcionar um pouco do nosso Carnaval e mostrar a força da nossa identidade, que se manifesta através do frevo, do maracatu e de tantas outras expressões culturais”, afirmou.
A iniciativa também reforça a estratégia de Pernambuco para impulsionar o Turismo, setor que representa cerca de 7% da economia local, mas que tem grande potencial de crescimento. “É a indústria que mais cresce no mundo e gera empregos de maneira rápida e sustentável. Estamos investindo na infraestrutura turística, em saneamento, na melhoria da segurança e na integração dos destinos para tornar nosso estado ainda mais atrativo para visitantes”, pontuou Raquel.

A governadora também ressaltou os esforços para fortalecer a segurança pública, fator essencial para a recepção de turistas. Segundo ela, Pernambuco vem registrando queda nos índices de criminalidade, resultado de um programa estadual que já investiu mais de R$ 1 bilhão na área. “Estamos focados em tornar Pernambuco um estado cada vez melhor para viver e visitar”, disse.
Eduardo Loyo, secretário de Turismo do estado, destacou que as estratégias de marketing adotadas estão levando a imagem de Pernambuco a todos os cantos – inclusive para outros países. “Nossa governadora, Raquel Lyra, inspira cada setor a fazer diferente, buscando referências em outras regiões e criando ações inovadoras que proporcionam uma experiência completa do que é viver Pernambuco”, afirmou Loyo. Ele ressaltou que essas iniciativas vão além dos eventos tradicionais, mostrando ao turista o encanto de nossa cultura, gastronomia e belezas naturais, elementos que não podem ser captados apenas em documentos ou vídeos.
Os resultados já começam a aparecer: o recorde de movimentação aérea do último ano e o aumento significativo na demanda por voos reforçam a eficácia das ações implementadas. “Estamos acompanhando esses números por meio de análises estatísticas que justificam nossos investimentos e permitem a renovação dos planos para os próximos anos”, explicou o secretário. Essa consolidação colocou Pernambuco de volta na prateleira de destaque nacional e internacional, impulsionando o aumento de rotas e a conexão com destinos estratégicos tanto no cenário interno quanto no exterior.

Carnaval mais conectado
Além da experiência cultural promovida em São Paulo, Pernambuco tem apostado em estratégias amplas para fortalecer o Turismo e atrair mais visitantes. De acordo com Eduardo Loyo, secretário de Turismo do estado, a movimentação aérea já indica um crescimento significativo. “Teremos 374 mil pessoas circulando pelo Aeroporto dos Guararapes na semana do Carnaval, um aumento de quase 10% em relação ao ano passado, que já havia registrado um crescimento em relação a 2023”, afirmou.
Loyo destacou que o aumento da demanda por Pernambuco é reflexo direto das ações promocionais realizadas ao longo do ano. “O estado fez seu maior investimento em programas cooperados com operadoras de Turismo, levando os principais vendedores do destino para ações dentro e fora do Brasil. Esse trabalho se reflete agora no volume de passageiros chegando ao estado e no fortalecimento da malha aérea”, explicou.
O secretário também comentou a situação das companhias aéreas, reconhecendo que o setor passa por desafios, mas ressaltando a solidez das operações em Pernambuco. “A Azul é nossa principal parceira e continua crescendo no estado, apesar dos ajustes recentes na malha aérea. Além disso, estamos trabalhando para expandir a oferta de voos com a Gol e a Latam, que aumentou frequências em Recife e retomou a conexão internacional com Santiago”, disse.
Entre as novidades para o transporte aéreo, Loyo mencionou o anúncio recente de uma nova rota internacional da Gol para Córdoba, um destino estratégico para o turismo de lazer. “Também temos uma reunião agendada com uma companhia aérea para tratar de novas operações internacionais e continuamos em negociação após nossa participação na Routes Americas, buscando mais conectividade para Pernambuco”, revelou.
Com o Carnaval se aproximando e o turismo aquecido, o estado segue investindo na promoção internacional. “Estamos presentes em feiras e eventos no Brasil e no exterior, ampliando a divulgação do destino e fortalecendo o relacionamento com operadoras. Esse evento em São Paulo é um exemplo disso: além de proporcionar uma experiência imersiva na cultura pernambucana, estamos estreitando laços com profissionais do setor para impulsionar ainda mais o turismo no estado”, concluiu.
Pernambuco forte em 2025
Para 2025, Loyo revelou que o estado tem planos ambiciosos para explorar novos destinos no interior, apostando especialmente no potencial da região do São Francisco. “Estamos de olho em oportunidades na área próxima a Petrolina, onde cidades como Lagoa Grande se destacam não só pela produção de vinhos e espumantes premiados, mas também pelo potencial de turismo de aventura, cultural e rural”, disse. O objetivo é integrar esses destinos ao circuito turístico de Pernambuco, ampliando o leque de opções para os visitantes e reforçando o caráter diversificado do estado.
Outra novidade importante apontada pelo secretário é a reabertura do fluxo aéreo para Fernando de Noronha, que passará a contar com a operação de jatos a partir de março. “Essa mudança promete alterar o perfil dos turistas que visitam a ilha, potencializando ainda mais sua atratividade e contribuindo para que Pernambuco se consolide como um destino completo – unindo cultura, natureza e inovação”, concluiu Loyo.
Agenda