Representantes de destinos do sul dos Estados Unidos estiveram em São Paulo, nesta quarta-feira (19), durante evento do Travel South USA, para apresentar suas novidades e atrativos ao mercado. Os destinos ressaltaram sua herança cultural, conexões aéreas e experiências autênticas que atraem visitantes do Brasil e de diversas partes do mundo.

Em entrevista ao Brasilturis, os executivos presentes aproveitaram para reforçar o interesse crescente do público brasileiro por cidades além dos tradicionais polos turísticos americanos. Museus históricos, esportes, gastronomia e a hospitalidade sulista foram alguns dos temas abordados, demonstrando o potencial da região para quem busca explorar a essência dos Estados Unidos.

Nashville

LouAnna Henton, diretora do Nashville CVC (Foto: Maurício Herschander/ Brasilturis)

LouAnna Henton, diretora do Nashville CVC, falou sobre o apelo do sul dos Estados Unidos para os turistas brasileiros, destacando as semelhanças culturais, especialmente no que diz respeito à gastronomia, música e vida noturna. “Quando saímos no Rio, comemos muita comida, e isso é muito parecido no sul e em Nashville. Você se delicia com a comida e mal pode esperar pelo jantar”, disse LouAnna, evidenciando a forte conexão entre as pessoas nesses aspectos. A culinária local, rica e variada, e o ambiente acolhedor são, para ela, pontos que tornam Nashville um destino convidativo para os brasileiros.

A diretora também explicou o perfil dos turistas que visitam Nashville. “A maioria é de origem doméstica, mas temos boa visitação do Canadá também. A média de idade é de 45 a 46 anos, e vemos uma diversidade de públicos, desde festas de 21 anos até turistas mais velhos, atraídos pela tradição musical da cidade”, destacou. Nashville é reconhecida pela sua vibrante vida noturna, com muitos casais buscando escapadas românticas. Embora a cidade ofereça algumas opções para famílias, os principais atrativos são a música e a agitada cena noturna.

Para aumentar o número de visitantes internacionais, Henton mencionou ações como parcerias com o Travel South e o lançamento de novos voos diretos, como para Dublin e Reykjavik, previstos para a primavera. “Esses voos diretos estão promovendo um grande crescimento nesses mercados”, afirmou. Ela também comentou sobre a colaboração com a Country Music Association (CMA), que está intensificando a presença de Nashville no Brasil, especialmente por meio da conexão com artistas de música country brasileiros. “Estamos vendo um potencial crescente no Brasil, não apenas pelo country, mas também pelo rock, pop e jazz”, concluiu LouAnna.

Carolina do Norte

Heidi Walters, do Visit North Carolina (Foto: Maurício Herschander/ Brasilturis)

Heidi Walters, do Visit North Carolina, destacou os atrativos naturais e as experiências ao ar livre que o estado oferece, características que podem atrair turistas brasileiros. “Somos um destino de aventura leve e beleza natural, um estado voltado para atividades ao ar livre”, afirmou. Entre os destaques, estão os Montes Apalaches, que oferecem trilhas para caminhadas, mountain bike, cavalgadas e rafting. “É um ótimo lugar para aprender a esquiar antes de viajar para o Oeste”, comentou. Walters também mencionou o Biltmore Estate, maior residência privada dos Estados Unidos, e os Outer Banks, ilhas barreira que abrigam o local do primeiro voo motorizado dos Irmãos Wright, hoje um parque nacional ideal para esportes como windsurf e caiaque.

Outro ponto forte do turismo na Carolina do Norte é a cultura local, especialmente a gastronomia. “Temos um grande cenário de frutos do mar e somos comprometidos com a sustentabilidade”, disse Walters, explicando que o estado agora investe em fazendas de ostras para preservar os recursos naturais. O churrasco também é uma tradição marcante. “Diferente de outros lugares, onde a carne bovina predomina, aqui somos apaixonados pelo porco. É levado muito a sério”, brincou. A Carolina do Norte também compartilha com o Tennessee o Great Smoky Mountain National Park, de onde se acessa a Blue Ridge Parkway, estrada cênica que percorre os cumes das montanhas e oferece vistas panorâmicas.

Atualmente, o Brasil é o sétimo maior mercado internacional para o destino, recebendo cerca de 20 mil visitantes brasileiros por ano. Walters destacou que o número pode crescer com a nova conexão aérea da Copa Airlines, inaugurada no ano passado. “Estamos esperançosos de que esse voo direto nos ajude a expandir nossa presença na América Latina e na América do Sul”, afirmou. Com fácil acesso via Dallas ou Atlanta, a Carolina do Norte busca atrair mais turistas brasileiros interessados em natureza, aventura e cultura local.

Mississippi

Paula Travis, do Visit Mississippi (Foto: Maurício Herschander/ Brasilturis)

O Mississippi oferece uma rica experiência cultural e histórica para os turistas brasileiros, com destaque para sua herança musical e gastronômica. De acordo com Paula Travis, do Visit Mississippi, a região é ideal para quem deseja conhecer as raízes do rock and roll, visitando Tupelo, cidade natal de Elvis Presley. “Ele nasceu em uma casa de um cômodo construída por seu pai e avô, e viveu ali até os oito anos, sendo muito influenciado pelo gospel e pela igreja”, explicou. Para quem visita Graceland, em Memphis, a recomendação é conhecer Tupelo para entender o início da trajetória do cantor.

O estado também abriga atrações relacionadas ao blues, como o Museu B.B. King, em Indianola, onde o lendário músico está enterrado. “Ele era muito ligado à sua cidade natal e voltava todos os anos para fazer um show gratuito para os moradores”, comentou Paula. Outro destaque é o Grammy Museum em Cleveland, o único fora de Los Angeles, com exposições sobre artistas como Taylor Swift e Justin Timberlake. Além disso, a culinária do Mississippi é um atrativo à parte, com frutos do mar frescos vindos da Costa do Golfo e restaurantes premiados.

Para os apaixonados por história, o Mississippi oferece locais emblemáticos, como as casas históricas de Natchez, que remontam à Guerra Civil, e o Parque Militar Nacional de Vicksburg. O estado também abriga dois museus dedicados à sua história e ao movimento pelos direitos civis. Atualmente, os principais visitantes internacionais vêm da Europa, mas há esforços para atrair mais turistas da América do Sul. “Estamos trabalhando para aumentar esse número”, afirmou Paula.

Baton Rouge

Marie Stagg, do Visit Baton Rpuge (Foto: Maurício Herschander/ Brasilturis)

Baton Rouge, a capital da Louisiana, está intensificando seus esforços para atrair turistas brasileiros. De acordo com Marie Stagg, representante do Visit Baton Rouge, o Brasil é um dos principais mercados em foco para a promoção do destino. “Temos culturas muito parecidas. Amamos música, comida e celebrar tudo. Nossos habitantes são extremamente acolhedores, assim como os brasileiros”, destacou. A cidade está estrategicamente localizada a apenas uma hora de Nova Orleans, oferecendo uma experiência complementar: “Você pode começar a festa em Nova Orleans e relaxar em Baton Rouge, ou descansar antes de aproveitar a animação de lá”, afirmou.

A gastronomia é um dos grandes atrativos locais, com forte influência global. “Temos frutos do mar frescos do Golfo do México e pratos tradicionais como gumbo e jambalaya”, explicou Marie. Segundo ela, a culinária da Louisiana é tão apreciada que a produção de frutos do mar é uma das maiores dos Estados Unidos, mas a maior parte é consumida internamente. Além disso, Baton Rouge também é conhecida por seus beignets, doces fritos cobertos com açúcar de confeiteiro, que fazem sucesso entre os visitantes.

Para fortalecer a presença internacional, Baton Rouge mantém representantes em diversos mercados, incluindo Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão. O destino busca aproveitar grandes eventos como a Copa do Mundo, pois está localizado próximo a quatro cidades-sede. Além disso, a cidade é conhecida por seu ambiente universitário e por oferecer experiências autênticas do esporte americano, como jogos de futebol e basquete universitário. O acesso à cidade é facilitado por conexões diretas via Atlanta, Houston e Dallas, além da opção de aluguel de motorhomes para explorar a região.

Atlanta

Brandon Barnes, do Atlanta CVC (Foto: Maurício Herschander/ Brasilturis)

Atlanta, um dos principais hubs de conexão para o Sul dos Estados Unidos, segue como um destino relevante para turistas brasileiros. De acordo com Brandon Barnes, do Atlanta CVC, o Brasil está entre os dez principais mercados internacionais da cidade, impulsionado pelos voos diretos da Delta a partir de São Paulo e Rio de Janeiro. “Temos uma população brasileira significativa vivendo em Atlanta, o que também atrai visitantes por meio de amigos e familiares”, destacou. Embora os mercados europeus sejam tradicionais para o turismo local, nos últimos anos, países como Índia e Coreia do Sul também registraram um crescimento expressivo.

A cidade se destaca por sua cena cultural e esportiva, sendo palco de grandes eventos como os Jogos Olímpicos de 1996 e o Super Bowl. “Ano que vem, teremos oito partidas da Copa do Mundo da FIFA, incluindo uma semifinal”, afirmou Barnes. Entre os principais atrativos turísticos estão o Centennial Olympic Park, o World of Coca-Cola, o Georgia Aquarium e o Center for Civil and Human Rights. Atlanta também tem forte ligação com Martin Luther King Jr. e é reconhecida como um dos grandes polos do hip-hop e da indústria cinematográfica nos Estados Unidos.

Com a Copa do Mundo no horizonte, Atlanta já se prepara para receber um grande volume de turistas. “Ainda não temos números exatos, mas esse será o maior evento internacional que já sediamos”, explicou Barnes. O destino passa por transformações com a abertura de novos hotéis e espaços de entretenimento, reforçando sua posição no cenário global. “A cidade estará novamente no centro das atenções, com milhões de visitantes e telespectadores ao redor do mundo”, concluiu.

Kansas City

Derick Byrne, do Visit Kansas City, Missouri (Foto: Maurício Herschander/ Brasilturis)

Kansas City tem intensificado seus investimentos no mercado brasileiro, especialmente com a proximidade da Copa do Mundo de 2026, quando a cidade sediará seis partidas do torneio. “Nosso investimento no Brasil ainda é recente, mas já percebemos que o turismo brasileiro é importante para nós”, afirmou Derek Byrne, do Visit Kansas City. Ele destacou que museus, atrações e equipes esportivas locais já notam um fluxo crescente de brasileiros na cidade. Um exemplo disso é o Kansas City Current, primeiro time profissional feminino do mundo a ter um estádio próprio, que conta com três jogadoras da seleção brasileira – Duda, Debinha e Lorena. “Temos bandeiras e camisas do Brasil na torcida em todos os jogos”, acrescentou.

Os preparativos para a Copa do Mundo já estão em andamento, com a renovação do Arrowhead Stadium, casa do Kansas City Chiefs e que será chamado de Kansas City Stadium durante o evento. Além disso, a cidade sediará um FIFA Fan Fest no National World War I Museum and Memorial, que contará com telões transmitindo todos os jogos e atrações locais, como apresentações de jazz. “Queremos garantir que todos os visitantes, independentemente do dia em que estejam na cidade, tenham a oportunidade de vivenciar Kansas City”, disse Byrne.

Além do Canadá, a Alemanha se destaca como o principal mercado europeu para o turismo na região, impulsionado pelo interesse na história e na herança cultural dos Estados Unidos. Kansas City abriga museus e marcos históricos ligados à expansão para o Oeste, como o National Frontier Trails Museum e um navio a vapor do século XIX recuperado do fundo do rio Missouri. “A cidade oferece uma experiência autêntica da América vista nos filmes, algo que turistas europeus buscam após conhecerem os grandes centros costeiros”, explicou Byrne. Embora Kansas City não tenha voos diretos do Brasil, há diversas conexões fáceis via Atlanta, Miami, Dallas e Chicago.