O dia 18 de fevereiro entrou para a história das Bahamas e da exploração espacial global com o primeiro pouso internacional de um foguete da SpaceX. O Falcon 9 aterrissou com sucesso em uma embarcação autônoma nas águas de Exumas, tornando o destino caribenho um ponto estratégico para o futuro do turismo espacial.
O foguete foi lançado a partir do Complexo de Lançamento Espacial 40, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Cerca de oito minutos após a decolagem, o primeiro estágio do Falcon 9 pousou com segurança na plataforma marítima da SpaceX, respeitando os protocolos ambientais da região. Esse marco estabelece as Bahamas como o único local fora dos Estados Unidos a sediar esse tipo de operação, com pelo menos 20 pousos programados para os próximos anos.
“Essa colaboração histórica com a SpaceX reforça ainda mais nosso compromisso com a inovação e nossa dedicação à ampliação das ofertas turísticas. Esse lançamento inovador também escreve mais um capítulo na história das Bahamas. Estamos conquistando nosso espaço nessa vibrante indústria espacial. Temos orgulho de ser o primeiro destino fora dos EUA a sediar um evento tão inovador, que certamente atrairá atenção para a beleza e versatilidade de nossas ilhas, ao mesmo tempo em que contribuirá para o desenvolvimento do turismo espacial em nosso amado destino”, afirma Chester Cooper, vice-primeiro-ministro e ministro do Turismo, Investimentos e Aviação das Bahamas.
O Ministério do Turismo, Investimentos e Aviação das Bahamas (BMOTIA) contou com a colaboração de Aisha Bowe, ex-cientista de foguetes da Nasa e CEO da STEMBoard, que auxiliou na criação dos protocolos para a parceria com a SpaceX. A iniciativa não apenas fortalece a posição das Bahamas na indústria espacial, mas também promete avanços educacionais e tecnológicos.
“Essa parceria exemplifica o compromisso contínuo das Bahamas em abraçar oportunidades inovadoras que aprimoram nosso destino mundialmente renomado. À medida que o futuro do astroturismo se desenvolve, nosso país está pronto para se tornar um destino de destaque, onde os viajantes podem se envolver nesse setor empolgante e emergente”, comenta Latia Duncombe, diretora-geral do BMOTIA.
Além da programação de pousos, a SpaceX realizará seminários trimestrais voltados para temas como espaço, ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). A empresa também anunciou uma doação de US$ 1 milhão para a Universidade das Bahamas, contribuindo para a educação e a formação de novos talentos na área.
Agenda