O Visit Panamá, em parceria com a Copa Airlines, realizou um evento nesta quinta-feira (20), em São Paulo, para promover o destino entre agentes de viagem brasileiros. A ação, que também passou por Brasília e Porto Alegre, reforça a estratégia de atrair mais turistas do Brasil e destacar o Panamá como destino final, e não apenas um ponto de conexão.

Em entrevista ao Brasilturis, Gabriella Rodríguez, gerente comercial de Viagens do Visit Panamá, ressaltou a importância do mercado brasileiro e os esforços para fortalecer a presença do país na região. “Nosso objetivo é que os brasileiros conheçam tudo o que o Panamá tem a oferecer. Temos sete voos diretos partindo de diferentes cidades brasileiras e queremos reforçar essa relação com os turistas e hotéis”, afirmou.

O Brasil ocupa hoje a terceira posição no ranking de emissores de turistas para o Panamá, atrás apenas de Estados Unidos e Colômbia. Em 2023, o país recebeu 73 mil visitantes brasileiros, e a expectativa é fechar os números de 2024 com um crescimento de 1,7%, totalizando 74 mil turistas. “Ainda estamos finalizando os números, mas o fluxo tem sido positivo”, acrescentou Gabriella.

Conectividade e atrativos turísticos

Com uma malha aérea consolidada, o Panamá oferece mais de 80 frequências semanais entre sete cidades brasileiras e a capital panamenha. A conectividade é um dos atrativos do destino, permitindo que, em um único dia, os viajantes conheçam tanto o litoral do Caribe quanto o Oceano Pacífico. “A mobilidade interna é muito fácil, o que possibilita que o turista explore diferentes paisagens em pouco tempo”, explicou a executiva.

Entre os destaques recomendados para os brasileiros, estão o arquipélago de San Blas, as praias de Bocas del Toro, as montanhas de Chiriquí – onde é possível visitar o vulcão Barú –, além das praias do Pacífico, como Veraguas, que abriga santuários de tartarugas. Na Cidade do Panamá, o Casco Antiguo, patrimônio da Unesco, é um dos principais atrativos, assim como o Canal do Panamá, que passa por uma modernização para oferecer novas experiências aos visitantes.

Potencial de crescimento

O evento do Visit Panamá e da Copa Airlines contou com boa adesão dos agentes de viagens, especialmente em São Paulo, maior emissor de turistas brasileiros para o Panamá. “Tivemos uma excelente resposta em todas as cidades visitadas. Porto Alegre, por exemplo, tem grande potencial, mesmo após um período de redução de operações no ano passado”, destacou Gabriella.

Para estimular um tempo maior de permanência dos brasileiros no país, o Visit Panamá recomenda roteiros de pelo menos sete dias, permitindo uma imersão completa nos atrativos locais. Agora, Com a Copa do Mundo nos Estados Unidos em 2026, o Panamá espera um aumento geral de 10% no turismo, aproveitando seu papel estratégico como hub de conexões.