Ter acessibilidade é essencial, porém se a existência dela não é informada, é como se não existisse, afinal ainda não são todos os lugares que possuem recursos de acessibilidade, e ainda é um item que precisa ser verificado previamente pelo turista com deficiência para ter segurança na qualidade de sua visitação.
A maioria das pessoas recorre aos sites de busca para buscar informações de um local, por isso é altamente recomendado que o site oficial do empreendimento tenha as informações de acessibilidade. Às vezes, sites secundários que divulgam ou servem como ferramentas de reserva, não passam informação correta, por isso o site oficial é sempre o mais confiável.
Algumas vezes a informação colocada é muito genérica, como “acessível para pessoas com deficiência”, porém isso é somente um indicativo, não transmite detalhes importantes e não gera confiança. É importante detalhar os recursos de acessibilidade, e isso até ajuda a evitar confusões, para esclarecer com mais precisão o que o local oferece, pois utilizando termos genéricos parece que o local é totalmente acessível.
Fotos e vídeos ajudam a dar ainda mais clareza e confiança, por isso é outro ítem altamente recomendável para colocar nas descrições da acessibilidade em seu site. Alguns locais mais evoluídos na questão da acessibilidade, até criam uma página no site só para falar da acessibilidade, assim fica mais fácil para o turista com deficiência tirar suas dúvidas.
As fotos precisam ter uma legenda descrita, para as pessoas com deficiência visual, assim como os vídeos terem uma narração. As pessoas com deficiência auditiva geralmente são alfabetizadas, portanto o texto já basta, portanto é importante também vídeos com legenda.
Caso algum equipamento de acessibilidade essencial ao local esteja quebrado, como por exemplo, a plataforma de acesso na entrada do estabelecimento, é muito importante que isso seja divulgado nos canais de informação. Se o local possui outros canais de grande visibilidade como redes sociais, também é aconselhável a destacar em algum local visível e de fácil acesso, as informações de acessibilidade. No instagram, por exemplo, é possível criar uma seção de destaque, ou criar uma árvore de links onde você pode colocar o direcionamento das informações.
Quanto mais visível e detalhada for a informação sobre acessibilidade de seu negócio, maior será a atração para o público com deficiência. Se seu empreendimento possui acessibilidade, mas não passa informações adequadamente, é muito provável que você esteja perdendo clientes e nem está percebendo, que visitam seu site e depois desistem pela falta de informação. Sem contar que a pessoa com deficiência, geralmente vai acompanhada de outras pessoas, então o público que você está perdendo é bem maior.