Resort da Região Serrana do Rio de Janeiro, o Le Canton deu as boas-vindas ao seu novo gerente de A&B, Otávio Barros Camacho. O profissional, de 65 anos, acumula ampla experiência de mais de três décadas na área, tanto no Brasil como no exterior, dentro e fora da indústria hotelaria. Trabalhou em grandes redes, como Hotel Portobello Resort & Safári, Hotel Meliá Angra dos Reis – tendo exercido o cargo de chef executivo em ambos os empreendimentos – e no Hotel HF Ipanema Park, em Porto (Portugal), entre outros. Também passou pelos restaurantes Margarida Café, em Paraty, e Restô Ipanema.

Otávio Barros Camacho, gerente de A&B do Le Canton. Foto: Divulgação

Ao longo de sua carreira, o carioca Otávio Barros Camacho foi responsável por gerenciar o setor de A&B dos hotéis, além de ter prestado consultoria e ter ajudado na abertura de cerca de 15 estabelecimentos no Rio e em São Paulo. Duas de suas principais atribuições consistiram em auxiliar no planejamento de custos e na montagem do Manual de Normas e Procedimentos.

Em paralelo, o novo gerente de A&B do Le Canton estudou nutrição, fez cursos de manejo orgânico de olericultura (ramo da agricultura dedicado ao cultivo de hortaliças), culinária japonesa, produção de fungos e planejamento de custos.

Com sua chegada ao Le Canton, os cardápios também serão modificados. “O projeto está voltado para a sustentabilidade. Estamos em uma região muito rica em produtos de olericultura, o que nos dá fartura e um frescor enormes! Estamos reformulando o menu com foco na sazonalidade, respeitando as estações do ano. Até o início de maio, vamos lançar alguns pratos de inverno e parte deles terá como tema os países do Centro e do Norte da Europa”, adianta o gerente.

Mas as mudanças na área gastronômica não são o único foco. Segundo ele, seu trabalho no hotel também está voltado para o fortalecimento de sua equipe. “Neste momento, estou trabalhando com comportamentalismo [ramo da Psicologia que estuda o comportamento humano e animal, com foco nas ações e reações observáveis] e logo focaremos na cognição. Com certeza, isso dará mais consistência para os colaboradores. Acredito que profissional envolvido nas decisões é profissional mais produtivo e mais capacitado”, afirma.