A Embratur e a Avianca firmaram, nesta quarta-feira (26), um acordo estratégico para ampliar a promoção dos destinos brasileiros na América Latina. A parceria foi assinada durante a 44ª edição da Vitrine Turística da Anato, em Bogotá, na Colômbia, e busca aumentar o fluxo de turistas colombianos para o Brasil por meio de ações de marketing e estratégias comerciais voltadas ao público internacional.
Com um mercado estratégico para o turismo brasileiro, a Colômbia tem registrado crescimento no envio de viajantes ao país. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da iniciativa e o impacto positivo da parceria. “O turismo é uma importante ferramenta de colaboração e integração entre os povos, e de desenvolvimento social com sustentabilidade. Fazer crescer essa atividade econômica é uma prioridade do Brasil e da Colômbia, e a Avianca cumpre um papel fundamental de conectar os dois países. Através da assinatura desta parceria, vamos trabalhar conjuntamente para promover novos destinos ainda pouco visitados pelos colombianos, hoje acessíveis através dos voos da Avianca, e que representam toda a diversidade cultural e natural do Brasil”, afirmou.
A diretora de Desenvolvimento Comercial da Avianca, Ana María Copete, reforçou o compromisso da companhia aérea em fortalecer a conectividade aérea e atrair mais visitantes ao Brasil. “Na Avianca, estamos firmemente comprometidos em continuar oferecendo acesso e conectividade aos viajantes na América Latina, e o Brasil desempenha um papel estratégico nessa missão. Por isso, essa aliança com a Embratur reforça nosso esforço para facilitar o intercâmbio de turistas e promover experiências que destacam as belezas e riquezas culturais brasileiras.”
Além da parceria com a Avianca, a Embratur também promoveu a nova rota direta entre Brasília e Bogotá, operada pela Gol Linhas Aéreas desde 4 de fevereiro. Durante a feira, a companhia realizou um sorteio de passagem aérea para incentivar a utilização do novo trecho, que passará a operar às segundas, sextas e domingos a partir de 30 de março. O voo facilita o acesso dos colombianos a diversas capitais do Nordeste, como Salvador, Recife, Fortaleza e Natal, ampliando as oportunidades de turismo na região.
Em reconhecimento ao potencial turístico do Brasil, o país foi o destino homenageado da edição de 2025 da Anato. O estande da Embratur apresentou atrações como a Chapada dos Veadeiros, em parceria com Goiás e a Inframérica, além de uma master class de caipirinha, valorizando a cultura e a gastronomia brasileira. Com o aumento da conectividade e parcerias estratégicas, o Brasil reforça seu posicionamento como destino de destaque para o turismo internacional.
Agenda