O Cristo Redentor foi o atrativo brasileiro mais buscado por estrangeiros na internet em 2024, segundo levantamento da plataforma Similarweb. A icônica estátua no Rio de Janeiro registrou mais de 175 mil pesquisas no período e encabeça o ranking dos 10 pontos turísticos do país com maior interesse internacional.
Os dados fazem parte da nova edição da revista Tendências do Turismo 2025, produzida pela Embratur e pelo Ministério do Turismo (MTur). Além do Cristo, outros três atrativos cariocas figuram no levantamento: o Pão de Açúcar, o Maracanã e o Museu do Amanhã, consolidando o Rio de Janeiro como destino líder na busca por experiências turísticas no Brasil.
Campanha internacional
A relevância do Rio no cenário global impulsionou o lançamento da campanha “Rio, Cidade Abençoada”, promovida pela Embratur durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). A iniciativa tem foco no mercado europeu e busca fortalecer o turismo religioso e esportivo na capital fluminense.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o destaque do Cristo Redentor reforça a identidade do Brasil no exterior. “O mundo identifica o Brasil quando vê o Cristo Redentor. O Rio de Janeiro é o grande cartão-postal e a porta de entrada do Brasil. Mas a maior riqueza de nossa cidade não se traduz em imagens, é a nossa capacidade de acolher com alegria todos os povos do mundo, independente do credo, da cor da pele, da região do planeta. É esse o Rio que vamos mostrar para o mundo”, afirmou.
O ranking dos mais buscados
O levantamento da Similarweb analisou o tráfego na internet e revelou os atrativos brasileiros mais procurados por turistas estrangeiros em 2024:
- Cristo Redentor (RJ) – 175,7 mil buscas
- Cataratas do Iguaçu (PR) – 50 mil buscas
- Pão de Açúcar (RJ) – 43,9 mil buscas
- Lençóis Maranhenses (MA) – 12,3 mil buscas
- Maracanã (RJ) – 12 mil buscas
- Chapada Diamantina (BA) – 11,5 mil buscas
- Parque Lage (RJ) – 6,9 mil buscas
- Museu do Amanhã (RJ) – 6,3 mil buscas
- Pelourinho (BA) – 5,9 mil buscas
- Avenida Paulista (SP) – 5 mil buscas
Turismo internacional em alta
A tendência de crescimento se mantém para 2025, segundo a Gerência de Inteligência de Dados da Embratur. O levantamento da entidade indica que Rio de Janeiro e São Paulo continuam no topo das pesquisas e reservas internacionais, refletindo o aumento na chegada de turistas ao país.
Em janeiro deste ano, o estado do Rio recebeu 502.259 visitantes estrangeiros, um crescimento de 50,4% em relação ao mesmo período de 2024. A maior parte dos turistas veio da Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai e França.
A combinação de belas paisagens, praias icônicas, cultura vibrante e infraestrutura turística reforçada mantém a capital fluminense no radar dos viajantes internacionais. “Estamos investindo na promoção do turismo internacional, melhorando a infraestrutura e facilitando o acesso, tornando além da capital, outros destinos fantásticos do estado ainda mais atrativos para os estrangeiros”, destacou Freixo.