A Shift Mobilidade, especializada em transporte de passageiros eventual, iniciou uma nova fase com a inauguração de sua sede em Taboão da Serra (SP). A mudança marca um ciclo de crescimento, com investimentos em infraestrutura, tecnologia e ampliação da frota, incluindo a incorporação de ônibus 100% elétricos.
Em 2024, a empresa adquiriu 75 novos veículos, entre vans, micro-ônibus e ônibus, sendo cinco unidades elétricas importadas da China. A renovação da frota faz parte de uma estratégia voltada à eficiência operacional e ao fortalecimento das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Segundo Renato Kiste, sócio-fundador da Shift Mobilidade, a evolução reflete a identidade inovadora da empresa. “Nossa nova sede reflete o momento de crescimento, diversificação de nossos negócios e investimento na equipe. Somos reconhecidos como uma empresa moderna e tecnológica, sempre buscando soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade de passageiros. Inovação está no nosso DNA.”
Estrutura otimizada para crescimento
Com 9.000 m² de área total, a sede foi planejada para integrar todas as operações da empresa. O espaço conta com edifício administrativo de 900 m², incluindo salas de reunião, auditório e áreas de convivência. Os funcionários dispõem de refeitório, espaço gourmet e sala de descanso equipada com sofás, mesa de bilhar e jogos.
A estrutura operacional foi reforçada com uma área de 3.500 m² destinada à manutenção da frota, com oficinas especializadas, lava-rápido automatizado e um almoxarifado de 300 m² para reposição imediata de peças. A empresa também inaugurou um posto de combustível próprio e um eletroposto com capacidade para recarregar até oito ônibus simultaneamente.
Expansão e inovação na frota
Além dos cinco ônibus elétricos já entregues, a Shift encomendou mais cinco unidades, resultado de um benchmarking realizado na China. Alexandre Pinto, sócio-fundador, destaca os avanços tecnológicos observados no país asiático. “Visitamos indústrias automotivas e algumas empresas de transporte da China para verificar in loco suas novidades, eficiência dos veículos e impactos causados no meio ambiente. Ficamos surpresos com o que encontramos nesse benchmark, tanto que encomendamos 10 ônibus, incluindo os cinco que já chegaram. Nosso DNA nos permite esses movimentos e nos garante a flexibilidade para seguir investindo no que é melhor para nossos clientes, nosso negócio e nosso planeta.”
Tecnologia e gestão integrada
A empresa também aprimorou seus sistemas de gestão, adotando ferramentas como o Globus, que gerencia abastecimento, manutenção e logística de fretamento, e o Portal do Cliente, que oferece monitoramento em tempo real de passageiros e veículos. O Shift Direct permite reservas online de veículos em todo o país, enquanto o Shift Shuttle facilita o transporte de hóspedes para aeroportos.
A nova fase da Shift Mobilidade reforça seu compromisso com inovação e sustentabilidade, garantindo mais eficiência e qualidade no transporte de passageiros.