A Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) abriu inscrições para novos associados, ampliando seu portfólio de hotéis e operadoras de turismo (DMCs). Além dos critérios tradicionais, a entidade implementará um novo processo de verificação de qualidade: a metodologia do cliente oculto, conduzida pela OnYou. A avaliação consiste em visitas realizadas por especialistas treinados que se passam por clientes comuns e analisam a experiência de maneira detalhada, garantindo a excelência do serviço.
Segundo Camilla Barretto, CEO da BLTA, essa medida representa um avanço na qualificação dos associados. “Estamos dando um passo na direção de aprimorar a qualidade dos serviços dos nossos associados por meio de uma avaliação rigorosa e isenta a partir da metodologia da OnYou Cliente Oculto”, destaca. Antes da análise externa, a própria BLTA realiza um crivo inicial, seguindo padrões internacionais da hotelaria de luxo.
A validação da OnYou complementa esse processo, conferindo maior credibilidade à seleção. “Com isso, nosso objetivo é alcançar um patamar de credibilidade ainda mais alto, contínuo e saudável de crescimento e de competitividade global, para que possamos assegurar ao nosso público um padrão de qualidade e eficiência à altura das expectativas que espera e busca encontrar”, acrescenta Camilla.
Além da garantia de qualidade, a ampliação do quadro de associados faz parte da estratégia da BLTA para expandir sua presença em diferentes regiões do Brasil e diversificar as experiências oferecidas pelos membros. “Atingir esse posicionamento como destino de desejo exige um olhar atento e minucioso, estratégias criativas e muita dedicação”, explica Camilla. Ela destaca ainda a participação da entidade em feiras internacionais e eventos de turismo de luxo como forma de consolidar a marca BLTA e seus associados no mercado global.
Requisitos para associação
Os hotéis interessados em se associar devem atender a critérios rigorosos, como excelência em serviço, histórico comprovado de qualidade e presença no mercado há pelo menos um ano. Também é exigida a participação em eventos internacionais do setor, além da adoção de práticas sustentáveis e a valorização da cultura brasileira nos serviços oferecidos. O processo de validação inclui uma visita técnica da BLTA e a avaliação da experiência do hóspede pela metodologia de cliente oculto.
As DMCs, por sua vez, precisam demonstrar experiência no atendimento ao mercado internacional, comprovar parcerias com buyers estrangeiros e participar de feiras globais de turismo de luxo.
Benefícios para os associados
Os membros da BLTA têm acesso a um amplo leque de vantagens, como participação em fóruns de discussão sobre turismo de luxo, maior visibilidade por meio de materiais promocionais e eventos internacionais, além de oportunidades de networking com outros associados e parceiros estratégicos. Outro benefício importante é a certificação de qualidade, garantindo o reconhecimento do padrão de excelência exigido pelo mercado global.
A partir de abril de 2025, os associados também contarão com representação da BLTA na Europa, fortalecendo ainda mais sua presença internacional.