BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,66

ICCA discute no Rio o crescimento do Brasil no mercado de eventos

Encontro da ICCA no Rio debate o impacto econômico, a captação de eventos e a posição do Brasil no ranking global do setor MICE

Pela primeira vez, a International Congress and Convention Association (ICCA), referência global na indústria de eventos, realiza uma série de encontros no Brasil. Com programação no eixo Rio-São Paulo, a iniciativa tem como foco discutir o impacto econômico, a importância da captação de congressos e convenções internacionias e o fortalecimento do país nesse segmento.

A realização do evento é fruto de uma articulação entre o Visit Rio Convention Bureau, a Embratur, o Visite São Paulo e a multinacional francesa GL Events, com apoio da Fecomércio. No Rio, as atividades acontecem entre os dias 17 e 19 de março, com um evento no SESC Copacabana na última terça-feira (18).

Membro da ICCA desde sua fundação, há 40 anos, o Visit Rio tem uma interlocução estratégica com a associação e tem, ao longo do tempo, estimulado a realização de eventos técnicos e científicos na cidade. “Ter um evento ICCA em nossa cidade representa uma oportunidade para reforçar nossa posição neste cenário, fortalecendo conexões e impulsionando o setor MICE carioca”, disse Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.

Outro objetivo é chamar a atenção do trade de turismo para a importância de reportar os eventos realizados à associação para que o país se mantenha bem posicionado no ranking internacional, o que aumenta a visibilidade e contribui para turbinar o calendário. Para ser classificado como um evento ICCA, é necessário atender a critérios específicos, como reunir pelo menos 50 participantes, ter alcance internacional e ser realizado em pelo menos três continentes.

“É fundamental sensibilizar nossos parceiros para a importância de reportar os dados desses eventos para que eles sejam registrados junto ao ICCA. A presença do destino no ranking global é estratégica e fortalece a percepção de que o Rio é um local qualificado para congressos e convenções internacionais”, explicou Werneck.

Marta Gomes, presidente da ICCA, o Senthil Gopinath CEO da entidade, e Andrés Escandón, diretor regional para a América Latina, estão no Rio para debater o panorama do setor no Brasil e no mundo. Os primeiros painéis do encontro, realizado nesta terça-feira, abordaram os desafios e oportunidades que moldam o presente e o futuro da indústria global de eventos, incluindo a crescente posição de destaque do Brasil no ranking da ICCA. Em 2023, o país foi líder da América Latina no segmento com 156 eventos oficiais realizados e o terceiro maior anfitrião das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá.

Aprofundando a discussão sobre o papel brasileiro nesse cenário, um painel com Tatiana Kingston (Visit Rio), Cintia Hayashi (Embratur) e Juliana Nascimento (GL events) destacou os diferenciais que tornam o Brasil um destino competitivo, incluindo infraestrutura, setores estratégicos e experiências. Na sequência, outra sessão explorou a visão de longo prazo para o crescimento do mercado, com debates sobre expertise local, políticas públicas e investimentos podem impactar a relevância do Rio no cenário internacional.

Outros debates com foco educacional trouxeram insights sobre como se destacar em um mercado cada vez mais dinâmico e disputado e explorar estratégias para diferenciar destinos, mantendo a competitividade. Também foram discutidas as vantagens das colaborações internacionais, com dicas sobre como estabelecer relações duradouras com associações globais e atrair novos eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS