Pela primeira vez, a International Congress and Convention Association (ICCA), referência global na indústria de eventos, realiza uma série de encontros no Brasil. Com programação no eixo Rio-São Paulo, a iniciativa tem como foco discutir o impacto econômico, a importância da captação de congressos e convenções internacionias e o fortalecimento do país nesse segmento.
A realização do evento é fruto de uma articulação entre o Visit Rio Convention Bureau, a Embratur, o Visite São Paulo e a multinacional francesa GL Events, com apoio da Fecomércio. No Rio, as atividades acontecem entre os dias 17 e 19 de março, com um evento no SESC Copacabana na última terça-feira (18).
Membro da ICCA desde sua fundação, há 40 anos, o Visit Rio tem uma interlocução estratégica com a associação e tem, ao longo do tempo, estimulado a realização de eventos técnicos e científicos na cidade. “Ter um evento ICCA em nossa cidade representa uma oportunidade para reforçar nossa posição neste cenário, fortalecendo conexões e impulsionando o setor MICE carioca”, disse Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio.
Outro objetivo é chamar a atenção do trade de turismo para a importância de reportar os eventos realizados à associação para que o país se mantenha bem posicionado no ranking internacional, o que aumenta a visibilidade e contribui para turbinar o calendário. Para ser classificado como um evento ICCA, é necessário atender a critérios específicos, como reunir pelo menos 50 participantes, ter alcance internacional e ser realizado em pelo menos três continentes.
“É fundamental sensibilizar nossos parceiros para a importância de reportar os dados desses eventos para que eles sejam registrados junto ao ICCA. A presença do destino no ranking global é estratégica e fortalece a percepção de que o Rio é um local qualificado para congressos e convenções internacionais”, explicou Werneck.
Marta Gomes, presidente da ICCA, o Senthil Gopinath CEO da entidade, e Andrés Escandón, diretor regional para a América Latina, estão no Rio para debater o panorama do setor no Brasil e no mundo. Os primeiros painéis do encontro, realizado nesta terça-feira, abordaram os desafios e oportunidades que moldam o presente e o futuro da indústria global de eventos, incluindo a crescente posição de destaque do Brasil no ranking da ICCA. Em 2023, o país foi líder da América Latina no segmento com 156 eventos oficiais realizados e o terceiro maior anfitrião das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá.
Aprofundando a discussão sobre o papel brasileiro nesse cenário, um painel com Tatiana Kingston (Visit Rio), Cintia Hayashi (Embratur) e Juliana Nascimento (GL events) destacou os diferenciais que tornam o Brasil um destino competitivo, incluindo infraestrutura, setores estratégicos e experiências. Na sequência, outra sessão explorou a visão de longo prazo para o crescimento do mercado, com debates sobre expertise local, políticas públicas e investimentos podem impactar a relevância do Rio no cenário internacional.
Outros debates com foco educacional trouxeram insights sobre como se destacar em um mercado cada vez mais dinâmico e disputado e explorar estratégias para diferenciar destinos, mantendo a competitividade. Também foram discutidas as vantagens das colaborações internacionais, com dicas sobre como estabelecer relações duradouras com associações globais e atrair novos eventos.