Início Notícias Destinos Setur-SP apresenta avanços e estratégias de promoção no Conturesp

Setur-SP apresenta avanços e estratégias de promoção no Conturesp

Turismo paulista comemora bons resultados e detalha ações para ampliar a promoção dos destinos em reunião do Conturesp

0
Projetos de investimento, expansão de trens turísticos e participação em eventos internacionais marcaram o encontro do Conturesp. Foto: Divulgação

O turismo paulista em plena expansão e as ações de promoção em prol dos destinos e atrativos turísticos do estado de São Paulo foram destaques na reunião do Conselho Estadual de Turismo de São Paulo (Conturesp) de março. Durante o encontro, Ana Clemente, coordenadora estadual de turismo da Setur-SP, ressaltou as recentes ações como, por exemplo, na feira Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que contou com a participação da pasta.

“Temos inúmeras participações em diversas feiras nacionais e internacionais. O Sabor de São Paulo já caminha para a segunda edição este ano, os roadshows que exaltam destinos e atrativos paulistas, além de capacitar agentes e operadores de viagem; a Academia de Turismo, oferecendo capacitação e formação para o setor, o Road60+ SP, para capacitar os agentes de viagem e profissionais do setor turístico para receber bem os viajantes mais, entre outros”, informou Ana.

Em sua fala, o secretário Roberto de Lucena comemorou os bons resultados obtidos pelo turismo paulista, desde o ano novo, férias e carnaval. “Em média, neste período, houve uma ocupação hoteleira de 65%, chegando em alguns destinos do Litoral Norte, Baixada Santista e Serra da Mantiqueira até 100% da ocupação hoteleira”, disse.

Lucena ainda destacou as próximas ações da pasta. A Setur-SP, a partir do programa Turismo Global, desenvolvido em parceria com a Invest SP, monitora cerca de 50 projetos âncora para o turismo no estado, com o valor total de investimentos superior a R$ 13 bilhões. “Destes projetos, 14 foram levados ao Mipim, maior evento de investimentos imobiliários do mundo, na França”, afirmou.

Discussões

O conselheiro Fábio Barbosa (conhecido como Fábio Fumaça), diretor da Associação Nacional de Preservação Ferroviária, trouxe uma solicitação que envolve o Trem Turístico Perus-Pirapora, com trecho operacional de três quilômetros. Trata-se de uma linha existente em operação faltando trecho para recuperação, entre outras demandas. Na oportunidade, Ana Clemente respondeu que é preciso formar um grupo de interlocução para retomada paulatina dos trens turísticos. expandir a rede de trens turísticos com a ampliação de 23 circuitos ferroviários e até a construção de museus.

Outro conselheiro, Márcio Santiago, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux, anunciou sua próxima ação denominada ‘A Hora do Turismo’ que acontece em 16 de junho de 2025, na Avenida Paulista, 735 – São Paulo. Trata-se de um evento destinado pata secretários ou diretores de turismo do estado, trade e dirigentes e associados de C&VBx.

Bruno Omori, também conselheiro, e presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-CEMA), informou sobre a EXPOTEL – Internacional para Hotelaria que acontece nos dias 1º e 2 de abril de 2025, no Centro e Convenções Frei Caneca, na capital. O secretário Roberto de Lucena será homenageado neste evento.

Estiveram presentes na reunião, Armando Arruda Pereira, secretário executivo do Conselho; Luciane Leite, secretária-executiva da Setur- SP; e Maria Helena Boeri, secretária do Conselho.

Homenagem

Roberto de Lucena, presidente do Conturesp e titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, homenageou a jornalista Rita Minami, especializada na imprensa de turismo, integrante do Conturesp, que faleceu no dia 15 de março.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile