A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lançou a Estratégia e a Política de Inteligência Artificial da instituição, publicada como Instrução Normativa nº 209, de 10 de março de 2025. O documento reúne definições, princípios, diretrizes, estrutura de governança, mapa estratégico do uso de IA, além de outros assuntos que norteiam as ações da Anac nas atividades de desenvolvimento, implementação e uso dessa tecnologia.
O objetivo é orientar ações para preservar dados e direitos institucionais e pessoais, de maneira ética, segura, transparente, consistente, íntegra e relevante, observando o interesse público.
A estratégia de IA da Agência é resultado de um processo de governança bem estruturado, de acordo com Roberto Honorato, diretor-presidente da Anac. “O trabalho foi pensado para estabelecer como a Agência pode desenvolver a inteligência artificial para melhorar seus serviços e para dar maior amplitude à nossa força de trabalho”, destacou.
A Agência dá um passo importante de transformação digital com a publicação do documento, que tem como visão estratégica alcançar a excelência na adoção ampla, segura e responsável da IA para impulsionar o cumprimento da missão institucional da Anac.