A Comunidade Embratur promove, nesta quarta-feira (26), um webinar sobre os desafios e desenvolvimento de competências para uma gestão pública inovadora e eficiente no turismo. O seminário virtual é direcionado aos profissionais do setor de todo o Brasil que desejam impulsionar suas carreiras e fortalecer a governança dos seus destinos.
João Tasso, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de Brasília (UnB), e Ítalo Mendes, presidente da Anseditur e secretário de Turismo de Grão Mogol/MG, vão debater as formas de construção de uma gestão inovadora, os principais desafios e todo o trabalho para promover uma gestão eficiente, inovadora e responsável no setor.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, avalia o evento como mais um incentivo ao desenvolvimento do turismo no Brasil. “Na Embratur, acreditamos que o turismo só se desenvolve de forma plena quando há planejamento e inovação. Por isso, apoiamos iniciativas como esta, que capacitam os gestores municipais a implementar políticas alinhadas às melhores práticas globais, garantindo que o Brasil se consolide como um destino turístico competitivo e responsável. Este é um investimento não apenas no presente, mas no futuro do turismo brasileiro, que tem o poder de transformar vidas, e comunidades em todo o país”, ressaltou.
“O turismo é um importante motor do desenvolvimento local e uma gestão eficiente é essencial para maximizar seus benefícios. Esta live foi estruturada para oferecer ferramentas concretas aos gestores, que auxiliem na formulação e execução de políticas públicas sustentáveis, promovendo impacto positivo nos territórios turísticos brasileiros”, destaca o professor Tasso.
Pós-graduação em Gestão Municipal do Turismo
Com o mesmo tema da live, será apresentada durante o evento o Curso de Pós-graduação em Gestão Municipal do Turismo, oferecido pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Embratur, Ministério do Turismo, Anseditur, Fornatur e CNM.
Freixo lembra que a qualificação dos gestores públicos é fundamental para transformar em realidade o potencial que tantos municípios têm para o turismo. “Este curso, fruto de uma parceria entre instituições comprometidas com o desenvolvimento do setor, representa um passo importante para fortalecer a governança e a sustentabilidade dos destinos turísticos brasileiros”, afirmou o presidente da Embratur.