Amapá avança na criação de plano estratégico para o Turismo

O Amapá dá um importante passo rumo ao desenvolvimento estratégico e sustentável do turismo. A Secretaria de Turismo do Amapá (Setur-AP) está em fase de elaboração de um novo Plano Estratégico Estadual de Turismo, em parceria com a LAB Turismo Consultoria e a Thiago Akira Consultoria. O projeto Maptur (Mapa Estratégico para Gestão no Turismo) visa fortalecer a oferta turística do estado, potencializando sua visibilidade no mercado nacional e internacional.

Com uma abordagem estruturada baseada na metodologia Maptur, a LAB Turismo Consultoria traz uma solução robusta para o desenvolvimento de planos estratégicos, oferecendo assessoria para estados, regiões e municípios. No Amapá, a aplicação da metodologia está proporcionando uma análise profunda de oferta, demanda e governança, aspectos essenciais para o crescimento sustentável do turismo.

O Amapá, localizado na região Norte do Brasil, é reconhecido por seu potencial turístico ligado à natureza, com vastas áreas de floresta amazônica, turismo de base comunitária, ecoturismo e uma culinária rica em ingredientes amazônicos. É o único estado brasileiro cuja capital, Macapá, é banhada pelo Rio Amazonas, oferecendo paisagens únicas e uma rica diversidade cultural, com comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais.

Em uma recente oficina participativa realizada em Macapá, o projeto reuniu cerca de 40 participantes, entre representantes de municípios turísticos, entidades de classe como Abrasel, ABIH, Abav, e profissionais do setor turístico. Durante o encontro, liderado por Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo e Lucas Diniz, consultor de projetos da Lab Turismo, foram analisados aspectos cruciais de oferta turística, demanda e governança, além de ser iniciado o debate sobre a visão de futuro para o turismo na região.

“O objetivo é construir, de forma participativa, um modelo de turismo que reflita o potencial e os anseios das lideranças do Amapá. Estamos muito satisfeitos com a profundidade das discussões e o engajamento de todos os participantes em prol do turismo mais estruturado e competitivo,” afirmou Richard Alves, diretor executivo da Lab Turismo Consultoria.

Em paralelo, também está sendo desenvolvido um Plano Estratégico de Marketing, que visa impulsionar ainda mais a divulgação do estado, posicionando o Amapá como um destino de destaque para turistas em busca de experiências autênticas e sustentáveis.

“A oficina proporcionou muito aprendizado, troca de experiências, integração e diálogo. É um momento determinante para o desenvolvimento da rota mais preservada e conservada do Brasil”, destacou Syntia Lamarão, secretária de turismo da Setur-AP.

Nos próximos 60 dias, a equipe técnica da Setur-AP, em colaboração com os representantes do Fórum Estadual de Turismo e as consultorias parceiras, irá finalizar a análise da situação atual e consolidar o Plano Estratégico de Turismo do Amapá. O lançamento oficial está previsto para o dia 1º de julho de 2025.

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados