A American Express Travel divulgou seu relatório anual Global Travel Trends 2025, destacando as motivações dos viajantes para este ano e tendências emergentes, como o uso de inteligência artificial generativa.
O relatório, baseado em uma pesquisa com mais de 8 mil pessoas, apontou que os viajantes buscam lembranças memoráveis, planejam viagens em família, maximizam recompensas de cartão de crédito e utilizam tecnologia em suas jornadas. O levantamento entrevistou pessoas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Reino Unido, Japão, México e Índia, com renda mínima de US$ 50 mil por ano e que costumam viajar pelo menos uma vez anualmente.
A pesquisa revelou que:
-
77% dos entrevistados pretendem realizar o mesmo número ou mais viagens internacionais este ano
-
75% dos millennials e da Geração Z disseram que é gratificante usar pontos do cartão de crédito para reservar viagens, em comparação com 62% da Geração X e dos baby boomers
-
70% dos millennials e da Geração Z afirmaram aproveitar tanto a jornada quanto o destino, incluindo experiências como trens de luxo ou cruzeiros
-
60% planejam reservar uma viagem baseada em entretenimento ou esportes
-
59% pretendem fazer de uma a três viagens internacionais, enquanto 74% planejam de uma a três viagens domésticas
“Os viajantes, especialmente millennials e da Geração Z, estão motivados a reservar viagens mais significativas e bem planejadas este ano”, afirmou Audrey Hendley, presidente da American Express Travel.
As viagens em família se destacaram como tendência para 2025, com 81% dos entrevistados priorizando destinos com atividades para todas as idades. Mais da metade dos pais millennials e da Geração Z pretende levar a família estendida nas férias, enquanto menos de um terço da Geração X e dos baby boomers planeja o mesmo. Entre os pais millennials e da Geração Z, 89% citaram “tempo de qualidade” como o principal motivo.
O uso da tecnologia nas viagens está em crescimento, especialmente para reservas e planejamento. O levantamento mostrou que 83% dos millennials e da Geração Z consideram a inteligência artificial generativa útil para organização de viagens, ante 64% da Geração X e dos baby boomers. Entre os principais usos, destacam-se recomendações de atividades, orçamento e despesas, auxílio com traduções e sugestões personalizadas de itinerários.
A busca por lembranças únicas também foi um fator importante para os viajantes. A maioria dos entrevistados afirmou procurar lojas exclusivas para adquirir souvenirs que remetam à viagem. Além disso, 73% disseram que apoiar pequenos negócios locais é uma prioridade durante suas jornadas.
O levantamento apontou ainda que 50% dos entrevistados planejam usar pontos de cartão de crédito para pagar viagens em 2025. A pesquisa revelou uma diferença geracional nesse comportamento: 61% dos millennials e da Geração Z utilizam cartões de crédito para maximizar recompensas de viagem, enquanto apenas 36% da Geração X e dos baby boomers fazem o mesmo.