Diversificação como chave do negócio

A Aviva encerrou 2024 com um faturamento recorde de R$ 1,4 bilhão, representando um crescimento de 7% em relação ao ano anterior e batendo a meta estabelecida de R$ 1,3 bilhão. O resultado reflete os investimentos contínuos da companhia, que somam R$ 1,2 bilhão até 2029, destinados à renovação dos destinos, ampliação do portfólio de produtos e melhorias estruturais para oferecer experiências cada vez mais sofisticadas.

O resultado foi revelado durante o Aviva Celebra 2025, evento realizado na Costa do Sauípe (BA) entre os dias 20 e 23 de fevereiro. O evento reuniu cerca de cem agentes de viagens, operadores e principais parceiros do trade turístico para celebrar os resultados de vendas e conhecer as novidades, estratégias e projeções da empresa para os próximos anos.

Desde que assumiu a gestão dos ativos, Aviva tem investido fortemente na modernização e diversificação de seus complexos turísticos. “Nosso objetivo é realinhar os produtos com as tendências do mercado e as novas demandas do consumidor, priorizando experiências cada vez mais personalizadas, com foco em equilíbrio e bem-estar, mais do que o preço em si”, destaca Edson Cândido, diretor de Vendas e Marketing da Aviva.

Costa do Sauípe

A empresa está conduzindo um ambicioso plano de renovação, começando pelos hotéis da Costa do Sauípe (BA) e Rio Quente (GO). No complexo turístico baiano, o Brisa Grand Premium foi reformado em 2019, seguido pelo Sol Grand Premium, que passou por um retrofit completo e esteve em soft opening durante o mês de fevereiro.

O retrofit trouxe um toque contemporâneo à sua atmosfera clássica, com tons de cinza, branco e amarelo, além de reformas na fachada, no bar do lobby e na recepção, que agora conecta melhor o lobby, a piscina e o mar. A área da piscina foi reestruturada, com bordas submersas e separação entre espaços adultos e infantis, além de um melhor acesso à praia. O projeto também ampliou a infraestrutura de lazer, com bangalôs familiares e novas áreas temáticas para crianças.

A modernização continua com a reforma do Ala Mar, que ficará fechado até 2026, seguida pelas alas Terra e Água, que se transformarão em produtos ainda mais premium e exclusivos. “A Ala Água será transformada no InCanto Residence Club, um projeto de fidelização voltado para clientes de alto padrão, com serviços personalizados, spa, academia e gastronomia exclusiva”, revela o executivo, que aponta o modal como responsável por 50% dos resultados comerciais. 

Além disso, investimentos serão direcionados para melhorias na infraestrutura das áreas de lazer, novas opções de entretenimento para famílias e aprimoramentos tecnológicos que possibilitem uma hospedagem ainda mais conectada e eficiente para os hóspedes. “A inovação é um dos pilares da nossa estratégia, e seguimos atentos às novas tendências de consumo e hospitalidade”, completa Cândido.

A Aviva também tem grandes planos para seu destino em Goiás. O Hot Park, por exemplo, está passando por um processo de reestruturação para se posicionar como um destino independente, não mais apenas como um atrativo do Rio Quente Resorts. “É um movimento que começará agora, após o Carnaval”, explica Cândido. Para consolidar essa nova identidade, a Aviva está realizando um trabalho de branding para promover o parque de forma autônoma.

Parte desse reposicionamento inclui investimentos significativos na oferta gastronômica, como o restaurante temático Rangará, que recebeu um aporte de R$ 13 milhões, e o Maraé, um restaurante à lá carte que já tem sido bem recebido pelos visitantes. “Nosso foco é garantir que a experiência gastronômica no Hot Park seja de primeira linha, elevando a qualidade da oferta para os visitantes”, ressalta Cândido.

Ademais, o Hotel Pousada em Rio Quente está passando por renovações em blocos, começando pelas unidades Standard, com o objetivo de modernizar a experiência de hospedagem. O Hotel Turismo será o próximo na linha de reformas, com obras programadas até 2027. A modernização do Hotel Giardino também está no radar, sendo necessário um trabalho de negociação com os proprietários das unidades do empreendimento.

No segmento de multipropriedade, está prevista a entrega da primeira fase do projeto ainda este ano. Serão 20 unidades do InCasa Residence Club, que contam com o aporte total de R$ 200 milhões. “Nosso objetivo é replicar esse modelo para outras regiões do país, como Bahia e Sul do Brasil”, destaca Cândido.

Investindo do lazer ao corporativo

Outro grande investimento da Aviva é o Hot Park Baía das Tartarugas, previsto para inauguração em 2027 no resort baiano. “Este será um parque aquático temático, com storytelling envolvente, onde os visitantes acompanharão as aventuras da Marina, personagem da Turminha da Zooeira, em sua jornada pelos oceanos”, explicou Cândido. O projeto contará com mais de 20 atrações, áreas interativas e uma forte parceria com o Projeto Tamar para promover a educação ambiental.

A proposta do parque vai além do entretenimento, buscando sensibilizar os visitantes sobre a preservação marinha. “Cada uma das cinco áreas do parque contará um trecho da jornada da Marina, permitindo que as crianças aprendam sobre conservação ambiental de maneira lúdica e interativa”, acrescentou o executivo.

A Aviva também investe no segmento de eventos e convenções (Mice), que tem sido uma das grandes apostas para aumentar a ocupação ao longo do ano. “Foram 121 eventos realizados em 2024, consolidando a Costa do Sauípe como um dos principais polos de Mice no Brasil”, destacou Cândido. A estrutura do destino conta com 6 mil metros quadrados de espaços para eventos, além de áreas ao ar livre na Vila Nova da Praia, combinando experiências culturais e gastronômicas.

Além dos espaços convencionais, o diretor de Marketing e Vendas conta que a Aviva busca diversificar as opções para eventos temáticos e personalizados, oferecendo desde encontros corporativos até casamentos e celebrações exclusivas, com pacotes sob medida para cada necessidade. “Estamos percebendo uma demanda crescente de empresas que valorizam um ambiente diferenciado para suas convenções e eventos”, afirma.

Sabores renovados

A gastronomia é um dos pilares da renovação dos destinos Aviva. “Sabemos que a experiência gastronômica é fundamental para a fidelização do cliente, por isso repensamos totalmente nossa oferta”, afirma Rodolfo Vieira, gerente geral de Gastronomia da Aviva.

No Brisa Grand Premium, a grande novidade foi a renovação do Costeira Lounge Bar, que passou a contar com uma adega, geladeira de autoatendimento, máquina de café, novo cardápio e decoração. Em breve, será implantada uma cafeteria com funcionamento 24 horas, oferecendo salgados, bolos e doces, assim como no Sol Grand Premium que também teve toda sua área de Alimentos & Bebidas reformulada.

No Sol, o restaurante Tempero agora conta com opções a la carte e buffets em ilhas amplas para garantir melhor fluxo durante os horários de pico. O restaurante Tabuleiro, que atende a área da piscina, também foi reformulado para oferecer um ambiente mais amplo e novas opções de pratos. “Com os novos equipamentos, conseguimos servir pizza, lanches, churrasco e outras opções sob demanda em poucos segundos, garantindo um frescor e um sabor muito superiores ao que tínhamos antes”, salienta Vieira.

A inovação mais significativa foi a criação de uma cozinha especializada para hóspedes com restrições alimentares. “Antes, um hóspede com restrição podia se sentir segregado a ter que solicitar uma refeição especial e aguardar a preparação. Agora, ele encontra opções sem glúten, sem lactose e veganas diretamente no buffet, proporcionando uma experiência mais inclusiva e confortável”, explica Marta Vasconcelos, chef responsável pelo espaço.

A cozinha especializada segue um rigoroso protocolo para evitar contaminação cruzada. “Aqui, não entram leite, derivados, trigo ou proteínas de origem animal. Utilizamos farinhas alternativas e preparamos tudo do zero, com utensílios e transporte exclusivos”, detalhou Marta. Entre os pratos mais populares, destacam-se a coxinha de jaca e o pastel de grão-de-bico com recheio de tofu e tomate seco, além de massas frescas sem glúten, queijos vegetais e doces sem adição de açúcar.

O projeto será expandido para outros resorts da Aviva nos próximos anos. “Queremos garantir que qualquer hóspede, independentemente de sua restrição alimentar ou dieta restritiva, tenha uma experiência completa e sem preocupações”, declara Vieira.

Aliado ao trade

Apesar da diversificação das estratégias comerciais com mais produtos de fidelização, Cândido reforça que o segmento não é conflitante com as vendas por agentes. “O trade turístico desempenha um papel essencial, sendo responsável por 70% das vendas de lazer e Mice na Costa do Sauípe e 50% em Rio Quente. O segmento não apenas impulsiona as vendas, como garante que nossos produtos sejam apresentados da melhor maneira aos clientes finais”, argumenta o diretor.

A importância do trade também se reflete no Aviva Celebra, evento que vai além de uma premiação. “Fizemos questão de receber os parceiros aqui no Sol Grand Premium para que possam vivenciar de perto as melhorias, desde a nova arquitetura até a gastronomia reformulada”, explica Cândido. “Além de nos providenciar um feedback para nossa equipe, a partir de um olhar especializado e conectado diretamente ao público final, a experiência garante que eles tenham maior propriedade para melhor traduzir as novidades aos seus clientes”, acrescenta o executivo.

Como parte desse compromisso com o trade, a Aviva também anunciou a parceria com a Livelo, fortalecendo o programa de recompensas para agentes de viagem. Agora, os agentes acumulam 400 pontos para cada diária Grand Premium vendida e 100 pontos para cada ingresso Hot Park. Os pontos podem ser trocados não apenas por viagens, mas também por passagens aéreas, produtos e serviços variados em uma plataforma consolidada.

“A Livelo é uma plataforma consolidada e muito acessada, então acreditamos que essa novidade será muito bem recebida”, comenta Cândido. “Esse é um reconhecimento ao trabalho dos nossos parceiros e um incentivo adicional para manter nosso relacionamento sólido”, acrescenta.

Mesmo diante de previsões de retração na demanda turística global, a Aviva segue otimista. “Não temos sentido esse impacto veiculado pela mídia, muito por conta de nossa estratégia de diversificação e qualificação dos produtos”, garante o executivo. “Para 2025, nosso maior objetivo é consolidar o conceito Grand Premium e seguir como vanguarda das tendências do turismo nacional”, finaliza Cândido.

Parcerias valiosas

O ano de 2024 marcou um período de conquistas para a Aviva, consolidando-se como o mais bem-sucedido da história da companhia. Para celebrar os resultados e reconhecer a importância do trade nessa trajetória, a empresa promoveu uma premiação especial para seus principais parceiros de vendas. O evento, realizado na Vila Nova da Praia, dentro do complexo Costa do Sauípe (BA), encerrou em grande estilo o Aviva Celebra 2025, reunindo cerca de 100 agentes e operadores para três dias de experiências exclusivas. Durante a programação, os convidados também tiveram a oportunidade de conhecer o recém-reformado Sol Grand Premium.

Confira, a seguir, os vencedores da premiação:

Categoria: Agência

  • Caldas Turismo
  • Férias Fácil
  • Olímpia Hotéis e Parques
  • Rede Brasil de Hotéis Lazer e Turismo
  • Reservas Resorts
  • Resorts Online

Categoria: Hot Park

  • ABD Turismo
  • Banca do turista
  • Equilíbrio Administração e Serviços Hoteleiros
  • Fabim Excursões
  • Grupo Morada Hotéis e Lazer
  • Hospeda Caldas
  • Quality Fotos
  • Operadora ADM Travel
  • Operadora Costamar

Categoria: MICE

  • DAGAZ
  • Dynamic Travel
  • Globalis
  • Incentivare
  • Kemp Wedding
  • MCI
  • Pontestur
  • Sauípe Fest Vôlei
  • Quickly Travel
  • Renase Eventos
  • Zum Brazil Eventos

Categoria: Operadora

  • Azul Viagens
  • Bancorbrás Turismo
  • BeFly Sergipe
  • BWT Operadora
  • Cativa Operadora
  • Central Tour
  • CVC Corp
  • Foco Operadora
  • FRT Operadora
  • Itaparicatour Operator
  • Journeys DMC
  • Masterop
  • Orinter Tour & Travel
  • Tourmed

Categoria: OTA

  • Booking.com
  • Decolar
  • Expedia Group
  • Hotelbeds
  • WebBeds
  • Zarpo Viagens

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados