Início Notícias Google revela novas ferramentas para planejamento de viagens com IA

Google revela novas ferramentas para planejamento de viagens com IA

Recursos incluem itinerários personalizados, rastreamento de preços de hotéis e tendências para o verão

0
Novos recursos de IA do Google permitem criar itinerários personalizados, rastrear preços de hotéis e identificar tendências de viagem para o verão. (foto: Geovana Fraga)

O Google anunciou nesta quinta-feira (27), as novas ferramentas projetadas para facilitar o planejamento de viagens, para ajudar os usuários a criar itinerários personalizados e acompanhar preços de hotéis. A empresa expandiu os recursos do Maps, Lens e Gemini, incorporando inteligência artificial para ajudar viajantes a planejar suas viagens de forma mais eficiente.

Uma das inovações mais notáveis é a ampliação da ferramenta de itinerário gerado por IA. Antes limitada a grandes cidades, como Nova York, agora os usuários podem criar roteiros completos para regiões inteiras, como a Toscana, gerando um itinerário diário com sugestões de passeios turísticos, restaurantes e até mesmo hospedagem. Por exemplo, ao pesquisar “viagem de uma semana para a Toscana”, o Google gera um plano de sete dias, incluindo visitas a pontos turísticos como as Galerias Uffizi, Ponte Vecchio e Galleria dell’Accademia, em Florença, com sugestões de hotéis.

Em relação à questão do tempo de viagem e rotas, a empresa revelou que está trabalhando ativamente para integrar essas informações aos itinerários gerados pela IA. A nova funcionalidade visa oferecer mais contexto aos usuários, permitindo que eles explorem mais os sites recomendados ao invés de apenas clicar e sair.

Além disso, o Google lançou uma ferramenta de rastreamento de preços de hotéis, semelhante ao Google Flights, e a capacidade de capturar imagens e usá-las para identificar e salvar locais no Google Maps, otimizando o planejamento das viagens.

A grande novidade do Gemini, o novo assistente pessoal de IA do Google, é a criação de “Gems” — versões personalizadas do assistente que se tornam especialistas em qualquer tópico. Os usuários podem pedir ao Gemini para planejar viagens detalhadas, como uma viagem para a Disney World, e o assistente manterá as preferências e informações ao longo do tempo, facilitando o retorno a planos anteriores. O Gemini também oferece o recurso Deep Research, lançado em dezembro, permitindo a criação de relatórios completos a partir de múltiplos sites.

Por exemplo, ao pedir ao Deep Research para planejar uma lua de mel na Itália, o Gemini pode gerar um relatório com sugestões de hotéis boutique, resorts e uma combinação de atividades relaxantes e turísticas. Em uma inovação recente, o Deep Research também pode transformar esses relatórios em resumos de áudio, como se fossem podcasts, para que os viajantes possam ouvir enquanto planejam.

O Google ainda está focado em como essas ferramentas podem beneficiar agentes de viagens, permitindo que eles se tornem mais produtivos em suas funções, otimizando o tempo dedicado ao planejamento de itinerários e aumentando a produtividade.

A gigante das buscas também compartilhou as principais tendências de viagem para o verão, com destinos internacionais em alta, como Curaçao, Osaka, Rio de Janeiro, Sydney e Tel Aviv. Para viagens domésticas, os destinos mais populares nos EUA incluem San Juan, Billings, Montana, e Nantucket, Massachusetts.

Além disso, o Google destacou o crescimento das “aventuras ao ar livre” como uma tendência crescente nos EUA, com “cabanas” e “fazendas rurais” como as opções de hospedagem mais procuradas para escapadas românticas e férias em família, respectivamente.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile