A Azul Cargo Express consolidou sua posição de destaque no setor logístico brasileiro ao registrar um crescimento de 35% no segmento de e-commerce em 2024. Com esse avanço, as entregas desse setor passaram a representar 37% do faturamento da unidade de logística da Azul Linhas Aéreas, que projeta um salto para 50% neste ano.
O desempenho positivo reflete investimentos em inovação e infraestrutura. A companhia ampliou sua rede com mais de 80 novas unidades, totalizando mais de 350 lojas e terminais no país. Além disso, a implementação de sorters – tecnologia inédita entre empresas aéreas no Brasil – agilizou o processamento e a triagem de pacotes, elevando a capacidade operacional para 40 mil volumes diários.
A estratégia da Azul Cargo também inclui a ampliação da frota, com a chegada dos primeiros Airbus cargueiros da companhia, os modelos A321P2F. As aeronaves, que entraram em operação em fevereiro, transportam até 50% a mais de carga em volume e 39% a mais em peso, além de reduzirem o consumo de combustível por tonelada transportada em 27%.
“Se mantivermos esse ritmo, somado aos nossos novos investimentos e novidades para este ano, a estimativa é de que a fatia do e-commerce cresça e salte de 37% para 50% de representação em nosso faturamento total”, afirma Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.
Com alcance em 96% dos municípios brasileiros e entregas em até 48 horas para regiões remotas, a Azul Cargo Express reforça seu papel como um dos principais agentes de distribuição no país. A aposta em inovação e eficiência logística deve impulsionar ainda mais seu crescimento no e-commerce ao longo de 2025.