A Latam iniciou, nesta segunda-feira (31), a operação da rota Rio Branco-Guarulhos com 90% de ocupação no voo inaugural. A estreia contou com uma cerimônia especial no Aeroporto Plácido de Castro, na capital acreana, com a presença de representantes da companhia aérea, do governo estadual e municipal. A primeira operação foi tripulada pelos comissários acreanos Damila Moreno, Venicius Cunha e Yarllen Almeida.
Antes da decolagem, Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, conduziu o corte da fita ao lado de Marcelo Messias, secretário de Turismo e Empreendedorismo do Acre; Alan Rick, senador pelo estado; e Marcus Campos, gerente Comercial da Vinci Airports, administradora do terminal.
“Renovamos nosso compromisso com o Acre e investimos para aproximar ainda mais o Norte dos demais brasileiros e do mundo. Essa nova rota vai transportar 38 mil passageiros por ano, aproximando Rio Branco de mais de 50 destinos no Brasil e mais de 20 no exterior por meio de conexões em São Paulo”, destacou Macedo.
A nova operação reforça o papel estratégico do aeroporto da capital acreana na malha aérea nacional. Para o governador do estado, Gladson Cameli, a conectividade direta com São Paulo representa um avanço significativo para a região.
“Estamos ganhando mais uma rota de voos, dessa vez um voo direto Rio Branco-São Paulo três vezes por semana, e o maior beneficiado com isso é o nosso povo. Um voo direto, de quatro horas, não só agiliza as viagens, como dá mais opções para quem quer chegar ao Acre e conhecer nossas potencialidades econômicas e turísticas, além de facilitar o ir e vir dos cidadãos acreanos para a maior cidade do país”, afirmou Cameli.
Julio Ribas, diretor-presidente da VINCI Airports no Brasil, também destacou os impactos positivos da nova operação. “Esse novo voo direto reforça o papel estratégico do Aeroporto de Rio Branco como porta de entrada e saída do Acre. Seguimos comprometidos em trabalhar junto às companhias aéreas e autoridades para ampliar ainda mais essas ofertas, oferecendo uma infraestrutura mais moderna, segura e preparada para o crescimento da região”, pontuou.
A Latam opera inicialmente três voos semanais entre Rio Branco e Guarulhos (às segundas, quintas e sextas-feiras), com previsão de ampliação para cinco frequências a partir de junho. Os voos são realizados com aeronaves Airbus A319 ou A320, que acomodam até 174 passageiros. A duração do trajeto é de aproximadamente quatro horas, com decolagem da capital acreana às 10h (horário local) e retorno de São Paulo às 7h05.
Além da nova conexão com Guarulhos, a Latam mantém a operação regular entre Rio Branco e Brasília, com 10 voos semanais, garantindo conexões para outros 37 destinos brasileiros e dois aeroportos internacionais a partir do hub da companhia na capital federal. As passagens para a nova rota já estão disponíveis no site da Latam e demais canais de venda.