Início Notícias Destinos Visa e Embratur firmam parceria para mapear turismo internacional no Brasil

Visa e Embratur firmam parceria para mapear turismo internacional no Brasil

Acordo permitirá análise detalhada do perfil e hábitos dos viajantes estrangeiros, apoiando políticas públicas e estratégias do setor

0
Turistas no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói (Foto: Divulgação/Embratur-Sebrae)

A Visa e a Embratur anunciaram uma parceria estratégica para aprofundar o conhecimento sobre o turismo internacional no Brasil. A colaboração utilizará inteligência de dados para mapear o perfil de consumo, os hábitos e as tendências dos viajantes estrangeiros no país. O acordo prevê a realização de uma pesquisa de mercado, uma análise transacional focada em datas sazonais e o acesso à plataforma Visa Destination Insights, permitindo que as informações coletadas embasem políticas públicas e estratégias para o setor.

“Essa parceria com a Visa é estratégica, pois vai nos permitir conhecer melhor os diferentes perfis de consumo dos turistas internacionais que visitam o Brasil. As informações que passaremos a ter acesso vão nos revelar tendências e preferências, e vão nos servir de farol para os investimentos em promoção internacional dos nossos destinos turísticos no exterior, para atrair novos turistas. Ganhamos em precisão, oferecendo a cada diferente perfil de turista as experiências que outros visitantes com similar padrão de consumo provaram e aprovaram”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

A primeira etapa da parceria será a Pesquisa Viajantes Estrangeiros, um levantamento que analisará dados de 4 mil turistas de diferentes nacionalidades. O estudo abrangerá perfis demográficos, padrões de gasto, tempo médio de permanência, meios de transporte e hospedagem, avaliação da infraestrutura e principais destinos visitados.

Além disso, a Visa Consulting & Analytics conduzirá uma análise transacional baseada em pagamentos feitos com cartões Visa no Brasil por estrangeiros. O objetivo é identificar padrões de consumo, sazonalidade e tendências em cinco períodos estratégicos do calendário turístico, contribuindo para ações mais direcionadas.

Com a evolução da parceria, a Embratur também terá acesso ao Visa Destination Insights, ferramenta que possibilita a análise contínua de dados sobre o turismo receptivo. A plataforma permitirá a criação de relatórios personalizados e estudos aprofundados sobre o comportamento dos visitantes, auxiliando na formulação de políticas públicas e iniciativas do setor privado.

“A combinação da expertise global da Visa em pagamentos e soluções baseadas em dados com o conhecimento estratégico da Embratur permitirá um entendimento mais profundo do turismo internacional no Brasil, tanto de forma quantitativa quanto qualitativa. Nossa parceria viabilizará o monitoramento ágil das dinâmicas do mercado para aumentar a competitividade do destino Brasil no cenário global”, afirma Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics.

A iniciativa faz parte da Visa Government Solutions (VGS), nova área da empresa voltada a apoiar órgãos públicos na implementação de soluções digitais seguras e inovadoras. Com essa parceria, a Visa e a Embratur reforçam o compromisso com a modernização do turismo nacional, trazendo inteligência de dados para impulsionar o setor e fortalecer a economia brasileira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile