O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, registrou nos dois primeiros meses de 2025 o maior fluxo de turistas internacionais para o período desde 1977. Segundo a concessionária RIOgaleão, o terminal recebeu mais de 473 mil viajantes estrangeiros entre janeiro e fevereiro deste ano, um volume expressivo que ainda não inclui totalmente o impacto da alta temporada de Carnaval, celebrado em março.
O crescimento é resultado direto da reestruturação da malha aérea carioca, que desde 2023 vem redistribuindo voos entre o Galeão e o Aeroporto Santos Dumont. A medida contou com a participação de diferentes esferas do poder público, incluindo o Ministério do Turismo, a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo Federal.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância desse trabalho conjunto. “Os dados mostram, mais uma vez, o quanto é efetivo o amplo diálogo entre as diferentes esferas do poder público. O Galeão reafirma a sua condição de grande porta de entrada de turistas internacionais no Brasil e contribui para o alcance de resultados inéditos no setor”, afirmou.
Crescimento nacional e novas ações para ampliar conectividade
O desempenho do Galeão acompanha um crescimento mais amplo no turismo receptivo do Brasil. No primeiro bimestre de 2025, o país registrou a chegada de 2.810.553 turistas estrangeiros, um aumento de 57% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.
Para impulsionar ainda mais essa conectividade internacional, o governo investe em iniciativas como o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). Em seu primeiro edital, o PATI destinou R$ 3,3 milhões para captação de mais de 70 mil assentos em voos estrangeiros para o Brasil.
Além disso, o Ministério do Turismo também firmou parcerias com companhias aéreas nacionais para fortalecer o programa “Conheça o Brasil: Voando”. A iniciativa busca ampliar a oferta de stopover — permitindo que passageiros façam paradas intermediárias em cidades brasileiras antes do destino final — e inclui ações de marketing conjunto e plotagem de aeronaves com imagens promocionais de destinos turísticos.
Visibilidade global reforçada com escritório da ONU Turismo
A estratégia do Brasil para ampliar sua visibilidade no cenário internacional recebeu um novo impulso em março, com a inauguração do primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas e no Caribe. Localizada no Rio de Janeiro, a unidade foi viabilizada por articulação do Ministério do Turismo e deve fortalecer a promoção do Brasil como destino turístico, atraindo novos visitantes, eventos e investimentos para o país.