Início Notícias Aviação Galeão registra recorde histórico de turistas internacionais no primeiro bimestre

Galeão registra recorde histórico de turistas internacionais no primeiro bimestre

Aeroporto carioca recebeu 473 mil viajantes estrangeiros em janeiro e fevereiro de 2025, impulsionado pela reestruturação da malha aérea

0
Aeroporto do Galeão (RJ) registrou o maior fluxo de turistas internacionais no primeiro bimestre de 2025. (Foto: MTur)

O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, registrou nos dois primeiros meses de 2025 o maior fluxo de turistas internacionais para o período desde 1977. Segundo a concessionária RIOgaleão, o terminal recebeu mais de 473 mil viajantes estrangeiros entre janeiro e fevereiro deste ano, um volume expressivo que ainda não inclui totalmente o impacto da alta temporada de Carnaval, celebrado em março.

O crescimento é resultado direto da reestruturação da malha aérea carioca, que desde 2023 vem redistribuindo voos entre o Galeão e o Aeroporto Santos Dumont. A medida contou com a participação de diferentes esferas do poder público, incluindo o Ministério do Turismo, a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo Federal.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância desse trabalho conjunto. “Os dados mostram, mais uma vez, o quanto é efetivo o amplo diálogo entre as diferentes esferas do poder público. O Galeão reafirma a sua condição de grande porta de entrada de turistas internacionais no Brasil e contribui para o alcance de resultados inéditos no setor”, afirmou.

Crescimento nacional e novas ações para ampliar conectividade

O desempenho do Galeão acompanha um crescimento mais amplo no turismo receptivo do Brasil. No primeiro bimestre de 2025, o país registrou a chegada de 2.810.553 turistas estrangeiros, um aumento de 57% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.

Para impulsionar ainda mais essa conectividade internacional, o governo investe em iniciativas como o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). Em seu primeiro edital, o PATI destinou R$ 3,3 milhões para captação de mais de 70 mil assentos em voos estrangeiros para o Brasil.

Além disso, o Ministério do Turismo também firmou parcerias com companhias aéreas nacionais para fortalecer o programa “Conheça o Brasil: Voando”. A iniciativa busca ampliar a oferta de stopover — permitindo que passageiros façam paradas intermediárias em cidades brasileiras antes do destino final — e inclui ações de marketing conjunto e plotagem de aeronaves com imagens promocionais de destinos turísticos.

Visibilidade global reforçada com escritório da ONU Turismo

A estratégia do Brasil para ampliar sua visibilidade no cenário internacional recebeu um novo impulso em março, com a inauguração do primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas e no Caribe. Localizada no Rio de Janeiro, a unidade foi viabilizada por articulação do Ministério do Turismo e deve fortalecer a promoção do Brasil como destino turístico, atraindo novos visitantes, eventos e investimentos para o país.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile