A cidade de São Paulo (SP) será palco da 9ª edição do Salão Nacional do Turismo e do 2º Feirão do Turismo, que ocorrerão simultaneamente entre os dias 21 e 23 de agosto, no Distrito Anhembi. O Ministério do Turismo, em parceria com a refeitura municipal, está alinhando os preparativos para garantir a presença de representantes do trade turístico nacional, reforçando a promoção do turismo interno e incentivando as viagens pelo país.
Para fortalecer a organização dos eventos, o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, realizaram uma reunião estratégica. Segundo o ministro, a iniciativa busca ampliar o fluxo de viagens nacionais e garantir a estabilidade do setor ao longo do ano.
“São eventos que vão estimular o turismo interno, especialmente com estratégias para os períodos de menor demanda, garantindo a estabilidade dos serviços ao longo do ano e, com isso, fortalecer o setor de viagens e impulsionar a economia do Brasil por meio do turismo”, destacou Celso Sabino.
Já o prefeito Ricardo Nunes ressaltou que a escolha do Anhembi – um dos maiores complexos de eventos da América Latina – visa ampliar o impacto econômico da iniciativa, reunindo agências de viagens, companhias aéreas e entidades do setor.
“Nós estamos empenhados em fazer um evento focado em grandes resultados, porque acreditamos no turismo para dar visibilidade à nossa cidade de São Paulo e, também, ao Brasil, gerando emprego e renda para a nossa população”, afirmou o prefeito.
Além de reunir empresas e profissionais do trade turístico, os eventos contarão com a presença de representantes estaduais e municipais, criando oportunidades para ofertas exclusivas ao público. No ano passado, a primeira edição do Feirão do Turismo trouxe descontos de até 45% em diárias de hotéis e 30% em passagens aéreas, tendência que deve se repetir nesta edição.
Além do Ministério do Turismo e da Prefeitura de São Paulo, o Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) também participa da organização, com planos de criar um canal digital unificado para divulgar as ofertas do Feirão.
Para os prestadores de serviços turísticos interessados em participar do 2º Feirão do Turismo, o primeiro requisito é possuir registro ativo no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Com essa exigência cumprida, basta entrar em contato com a Secretaria de Turismo do estado para verificar as condições de participação.