BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,67

Estudo destaca que turismo pode impulsionar imagem global do Brasil

Pesquisa aponta que o país já possui atributos valorizados pelo mercado internacional e que a COP30 será oportunidade estratégica para reposicionamento do Brasil como destino de impacto global

O Brasil tem potencial para transformar sua imagem internacional e assumir protagonismo como potência socioambiental, e o turismo aparece como um dos principais caminhos para essa consolidação. Essa é uma das conclusões do estudo O Brasil que o Brasil quer ser, encomendado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), que ouviu mais de três mil brasileiros e 90 lideranças e pesquisadores de diversas áreas.

De acordo com o estudo, o Brasil é visto no exterior como um país atraente, principalmente por sua hospitalidade, natureza e diversidade cultural. Esses atributos colocam o turismo em posição estratégica para melhorar a reputação do país no cenário internacional e servir como vitrine para outras áreas de excelência. A realização da COP30, em Belém (PA), será um momento decisivo para o país se apresentar ao mundo sob uma nova perspectiva.

“A construção do Brasil passa pela valorização da nossa diversidade. Precisamos contar nossa história de forma mais estruturada e mostrar que o Brasil é um país que gera impacto global”, afirma Débora Emm, fundadora da Inesplorato e integrante do grupo de trabalho responsável pela condução do estudo.

Superando estereótipos

A pesquisa aponta que a imagem do Brasil no exterior ainda está fortemente associada à ideia de lazer, aventura e celebração — o que, embora positivo, limita o reconhecimento do país em temas estratégicos como inovação, sustentabilidade e direitos humanos. No ranking global Best Countries (BAV), o Brasil lidera apenas na categoria “Aventura”, que considera aspectos ligados ao turismo de experiência e belezas naturais.

Segundo o estudo, essa percepção estereotipada precisa ser complementada com novas narrativas que destaquem os “diversos Brasis”, reforçando o papel do turismo como elo entre desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental.

“O Brasil tem a chance de redefinir sua trajetória e assumir um papel de protagonismo global. O estudo mostra que é hora de deixarmos de lado a visão de país eternamente promissor e começarmos a agir como a potência que já somos”, declara Lourenço Bustani, fundador da Mandalah e coordenador do grupo de trabalho responsável pelo estudo.

COP30 como vitrine internacional

Com a COP30 prevista para acontecer em 2025, o turismo ganha ainda mais relevância como setor capaz de traduzir o protagonismo brasileiro nas questões climáticas e ambientais. A escolha de Belém como sede da conferência é simbólica e estratégica, uma vez que coloca a Amazônia — agora considerada o principal símbolo da identidade brasileira, segundo o estudo — no centro das atenções mundiais.

Para isso, o estudo sugere investimentos em infraestrutura e logística turística, ampliação das experiências que mostrem o Brasil além dos estereótipos, e fortalecimento da narrativa de um país ético, estável, seguro e comprometido com a sustentabilidade.

A pesquisa também identificou 18 áreas em que o Brasil já se destaca no cenário global e que podem ser integradas à promoção turística para ampliar sua imagem de excelência. Entre elas estão: biodiversidade, artes e cultura, matriz energética limpa, agricultura de baixo carbono, gastronomia, ecoturismo, esportes e movimentos sociais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Anac libera temporariamente slots da Voepass...

Suspensão das operações da companhia abre espaço para outras aéreas utilizarem os horários de pouso e decolagem até o fim da temporada atual

MSC dá início à 5ª Convenção...

Coquetel de abertura da 5ª Convenção Internacional de Vendas da MSC reúne 400 agentes a bordo do MSC Seashore

Hotel com 148 quartos será construído...

Investimento de R$ 41 milhões prevê centro de eventos e reforça papel do aeroporto como polo de negócios e hospitalidade

EUA propõem modernização bilionária no controle...

Proposta dos EUA surge após acidentes e falhas graves no sistema aéreo, com orçamento inicial estimado em US$ 12,5 bilhões

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS