Sudene, Embratur e Porto Digital lançam programa de inovação para o turismo

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Porto Digital – maior distrito de inovação do Brasil – acabam de lançar o Programa Destino Futuro, uma iniciativa que visa impulsionar o turismo no Brasil, conectando startups e empresas de inovação a micro, pequenas e médias empresas do setor turístico por meio de soluções tecnológicas inovadoras.

Com um investimento de R$ 2,8 milhões*, o objetivo é fortalecer a competitividade do turismo, especialmente nas regiões atendidas pela Sudene. As inscrições para o programa estão abertas até o dia 5 de maio e os candidatos podem se inscrever gratuitamente no site oficial.

O Programa Destino Futuro é uma iniciativa conjunta da Sudene, Embratur e Porto Digital, que busca startups com soluções inovadoras para o turismo brasileiro. A ação fomenta a colaboração entre startups e o setor turístico, impulsionando a modernização, a competitividade e o desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis nas atividades do mercado de turismo.

O processo seletivo ocorrerá em três fases: seleção de 20 propostas de negócios e soluções que serão apresentadas a partir das demandas do setor, além da apresentação das ideias e projetos para avaliação da banca (com seleção de 10 a 15 propostas para a etapa de mentorias para escrita do projeto detalhado) e a seleção final e contratação das 5 soluções com as melhores propostas.

Serão selecionadas cinco duplas, que receberão mentorias online para o desenvolvimento de suas soluções. Cada projeto poderá contar com um valor de até R$ 560 mil, destinado exclusivamente à validação tecnológica e aos serviços correlatos – de acompanhamento do desenvolvimento da prova de conceito, abrangendo a subvenção financeira e a contrapartida exigida. Os projetos terão um prazo de execução de até 12 meses, considerando todas as etapas de planejamento, implantação e avaliação.

O lançamento do programa aconteceu nesta sexta-feira (4), no auditório do Porto Digital, e contou com a presença de Danilo Cabral, superintendente da Sudene, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, além de outras autoridades e lideranças locais. Esses representantes destacaram a importância do programa no fortalecimento da inovação e do turismo sustentável no Brasil, especialmente no Nordeste.

Ao longo de três anos, os empreendimentos do setor turístico na região Nordeste aumentaram mais da metade (52%), segundo dados do Ministério do Turismo. Até o momento, são registrados 57,3 mil negócios no setor. Além de fomentar a colaboração entre startups e o setor turístico, o Destino Futuro fortalece o papel da Embratur na prospecção e adoção de tendências inovadoras, alinhando-se às demandas do mercado internacional.

Entre os principais resultados esperados estão a validação de provas de conceito (POCs), o engajamento de startups e empresas do trade turístico, a criação de novos produtos e processos sustentáveis e o impacto positivo na competitividade internacional.

Para Cabral, o impacto do programa no Nordeste. “O edital Destino Futuro representa um marco na convergência entre turismo e inovação no Nordeste. Ao unir as expertises da Sudene e da Embratur, com apoio do Porto Digital, estamos abrindo portas para startups que trarão soluções inovadoras, capazes de transformar a experiência turística na Região”, comenta.

“Acreditamos que, ao fomentar a colaboração entre as micro, pequenas e médias empresas do setor e aquelas de base tecnológica, impulsionamos não apenas a modernização do turismo, mas também fortalecemos a competitividade do Nordeste no cenário nacional e internacional, gerando oportunidades de emprego e renda e, consequentemente, desenvolvimento econômico e social para nossa região”, declara o superintendente da Sudene.

Já Freixo afirma que o turismo brasileiro ganha um importante impulso rumo à eficiência e crescimento sustentável. “Nessa parceria com a Sudene e o Porto Digital estamos abrindo mais um caminho para atendermos à demanda global por inovação, tecnologia e sustentabilidade no mercado do turismo. Estamos incentivando e criando pontes entre quem empreende e quem tem soluções tecnológicas que se aplicam a esse mercado”, pontua.

“Cada vez mais mostramos ao mundo que somos os país das belezas naturais, da riqueza cultural, da gastronomia fascinante, do respeito à diversidade, mas também do desenvolvimento sustentável e da inovação tecnológica na ponta dos serviços. O Brasil está na moda, registrando recordes consecutivos na atração de turistas estrangeiros e projetos como esse vão nos deixar cada vez mais preparados para melhor receber o turista que vem nos visitar”, complementa o presidente da Embratur

O Programa Destino Futuro será um marco na transformação digital do turismo brasileiro. Segundo Lucena, essa é uma oportunidade única para fortalecer o empreendedorismo regional e impulsionar a inovação no turismo. “O Porto Digital tem, desde sua criação, se dedicado a apoiar e fomentar o ecossistema de startups e microempresas, com foco na construção de soluções tecnológicas que gerem impacto positivo para o Brasil”, comenta.

“Acreditamos que, ao conectar essas empresas com o setor turístico, especialmente com as subvenções econômicas oferecidas, seremos capazes de criar um futuro mais competitivo e sustentável para o turismo brasileiro e, em destaque, para o Nordeste. Este programa é uma demonstração clara do nosso compromisso em transformar ideias inovadoras em resultados concretos, gerando novos negócios, emprego e desenvolvimento para a região”, explica presidente do Porto Digital.

Últimas notícias

Abav-RS celebra retorno do voo direto entre Porto Alegre e Lisboa com apoio da TAP

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio...

FOHB renova aliança com Anuga e organiza rodada de negócios em SP

O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) anunciou...

Hotéis Bendito Cacao lançam ovos de Páscoa artesanais pela primeira vez

Nesta Páscoa, os hotéis Bendito Cacao, da rede Cacau...

Ataques de peixes interditam lagoa em balneário de Bonito

Ataques de peixes a banhistas levaram o Instituto de...

Clia promove cruzeiros sul-americanos durante o Seatrade Cruise Global 2025

De 7 a 10 de abril, a Cruise Lines...

Tópicos

spot_img

Relacionados