A Universal Studios anunciou a construção do seu primeiro parque temático na Europa, previsto para ser inaugurado em 2031. O projeto, que será desenvolvido na cidade de Bedford, no Reino Unido, será o maior empreendimento de entretenimento do continente, com 3 km² de área — quase quatro vezes o tamanho da Disneyland Paris.
O anúncio foi feito pelo governo britânico durante um momento de forte tensão comercial entre o Reino Unido e os Estados Unidos. Mesmo assim, o primeiro-ministro Keir Starmer celebrou o investimento de bilhões de libras, que deverá posicionar o condado de Bedford no cenário global do turismo e do entretenimento.
O parque será construído em uma antiga área industrial chamada Kempston Hardwick brickworks, localizada a cerca de 140 km (aproximadamente uma hora de trem) do centro de Londres. A estimativa é que 28 mil empregos sejam criados: 20 mil durante a fase de obras e 8 mil nas operações, especialmente em áreas como criação de conteúdo, atendimento ao público e hotelaria.

A expectativa é de que o Universal Studios UK receba até 8,5 milhões de visitantes anualmente. O projeto inclui ainda um hotel com 500 quartos e a promessa de melhorias na infraestrutura local, como a renovação da estação ferroviária de Wixams e a construção de novas vias de acesso ao parque.
Embora ainda não tenham sido divulgadas atrações específicas, a Universal costuma utilizar suas principais propriedades intelectuais nos parques ao redor do mundo, como Harry Potter, Parque Jurássico, E.T., Os Simpsons e franquias da Nintendo. A empresa também firmou, em 2016, um acordo com a Warner Bros. para os direitos televisivos dos universos Harry Potter e Animais Fantásticos, o que viabiliza a criação de áreas temáticas inspiradas nas histórias do bruxo em seus parques.
“Não se trata apenas de trazer grandes criações norte-americanas para a Grã-Bretanha, trata-se também de mostrar grandes criações britânicas ao mundo”, disse à imprensa Lisa Nandy, secretária da Cultura. “Coisas como James Bond, o urso Paddington, coisas como Harry Potter. Temos muito para nos orgulharmos”.
“Trazer um parque temático e um resort de nível mundial para o Reino Unido é uma grande oportunidade e faz parte da nossa estratégia para apresentar a marca e as experiências da Universal a novos públicos em todo o mundo. Agradecemos o incrível apoio à nossa proposta e estamos ansiosos por lhe dar vida nos próximos anos”, afirmou Mark Woodbury, presidente e diretor-executivo da Universal Destinations & Experiences.
Mike Cavanagh, presidente da Comcast Corporation, acrescentou: “Não podíamos estar mais entusiasmados por dar este passo tão importante no nosso plano de criar um incrível parque temático e um resort da Universal no coração do Reino Unido, que complementa o nosso crescente negócio de parques com sede nos EUA, expandindo a nossa presença global para a Europa.”
A novidade se soma aos atuais parques da Universal em Orlando (Flórida), Los Angeles (Califórnia), Osaka (Japão), Sentosa (Singapura) e Pequim (China).