BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Fórum de Turismo 60+ cresce 40% no número de expositores

Com estimativa de 800 participantes, o dobro do ano passado, o fórum apresentará pesquisa inédita sobre perfil do viajante 60+

Campinas (SP) – Conforme anunciado na manhã desta quinta-feira (10), a terceira edição do Fórum de Turismo 60+ será realizada em 26 de maio, no Holiday Inn Anhembi, em São Paulo (SP). Presente na Abav Travel SP — feira de turismo que acontece nos dias 9 e 10 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP) — Ana Carolina Melo, idealizadora do fórum, apresentou algumas das novidades que devem consolidar o encontro como o principal evento B2B do Turismo voltado ao público sênior no Brasil.

Com os todos os espaços vendidos e previsão de até 800 participantes, o evento deve dobrar de tamanho em relação ao ano passado e reforçar a relevância do segmento 60+ para o futuro do setor. “Não temos mais nenhum espaço livre, vendemos 100% dos estandes, com um crescimento de 40% no número de expositores em comparação com a edição passada”, destaca Ana Carolina. “Tivemos até que mudar de hotel justamente para atender à demanda crescente”, acrescenta.

Entre os destaques da edição está a apresentação de uma pesquisa inédita sobre o perfil do viajante 60+, produzida com base em informações coletadas a partir dos próprios agentes de viagem durante as inscrições. “São dados muito difíceis de encontrar no mercado e fundamentais para o trade entender esse consumidor com mais profundidade”, explica Ana Carolina, em entrevista ao Brasilturis.

Programação e destinos adaptados

A programação contará com três painéis principais: um sobre empreendedorismo 60+, com a participação de empresários sêniors; outro sobre longevidade ativa, que trará personalidades como Nany People; e um terceiro focado na chamada economia prateada, com economistas especializados no segmento da longevidade.

O crescimento do Fórum também se reflete na adesão de novos destinos. Este ano, marcam presença Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e São Paulo (capital), além dos já participantes do ano anterior. “São 42 expositores e cerca de 50 marcas, incluindo ativações diversas”, diz Ana.

Entre os estados mais engajados com o turismo adaptado, ela destaca os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Esse último vêm se adaptando com cadeiras elétricas e outros investimentos de acessibilidade nos atrativos. Já São Paulo nos contratou para realizar roadshows — no ano passado fizemos oito cidades, e este ano vamos repetir esse número com apoio do governo estadual”, revela.

Além do conteúdo profissional, o Fórum mantém um compromisso social que, segundo a idealizadora, é parte essencial da identidade do evento. A participação continua gratuita, mas está vinculada à doação de um quilo de alimento não perecível ou item de higiene pessoal, a ser destinado ao Instituto Velho Amigo, presidido por Regina Moraes. “O instituto assiste casas de idosos em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. Tenho muito zelo por essa ação, portanto só entra no evento quem fizer a doação”, enfatiza Ana.

Um público subestimado

Com mais tempo livre, maior poder aquisitivo e interesse por experiências de qualidade, o público 60+ representa um dos nichos mais promissores para o turismo. Segundo o IBGE, até 2040, os maiores de 60 anos devem representar quase 25% da população brasileira. Hoje, esse grupo já movimenta aproximadamente R$ 1,6 trilhão por ano na economia nacional.

Mesmo assim, ainda há um descompasso entre o potencial desse consumidor e o olhar do trade turístico. “Nosso objetivo é chamar atenção para esse segmento. O Brasil tem quase 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e em cinco anos seremos o quinto país mais velho do mundo. Ainda assim, a indústria turística não se comunica de fato com esse público”, avalia Ana Carolina. “Esse viajante viaja mais, gasta mais e fica mais tempo nos destinos, mas ainda é subestimado”, completa.

Com três edições, o Fórum já contribui para mudanças concretas no modo como destinos e atrativos pensam o público maduro. “Acho que plantamos essa semente há três anos e já estamos colhendo frutos. Vemos muitos destinos começando a se adaptar. É um trabalho importante para despertar esse olhar no trade, e isso me deixa muito grata”, finaliza Ana Carolina.

Para mais informações, acesse o site do evento.

O Brasilturis viaja a convite da Abav-SP | Aviesp, com apoio da Mundi Executive Transport e proteção da Affinity Seguros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Campos do Jordão investe em luxo...

Destino recebeu consultores da Goya Travel, do grupo Copastur, para reforçar posicionamento no segmento premium nacional

Funcionários denunciam esvaziamento de hangar da...

Aérea responde que operação visa apenas limpeza e organização; dívida declarada passa de R$ 400 milhões

Serra Gaúcha se prepara para o...

A chegada de uma intensa massa de ar polar...

Connection Terroirs começa em Gramado apresentando...

Evento reúne produtores, autoridades e especialistas para valorizar itens com selo de origem e promover experiências sensoriais, debates e gastronomia até sábado (31)

Azul entra em recuperação nos EUA...

Acordos com AerCap, United e American Airlines preveem quitação de dívidas e investimentos para garantir solidez de longo prazo

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS