BRL - Moeda brasileira
EUR
6,66
USD
5,86

Fórum de Turismo 60+ cresce 40% no número de expositores

Com estimativa de 800 participantes, o dobro do ano passado, o fórum apresentará pesquisa inédita sobre perfil do viajante 60+

Campinas (SP) – Conforme anunciado na manhã desta quinta-feira (10), a terceira edição do Fórum de Turismo 60+ será realizada em 26 de maio, no Holiday Inn Anhembi, em São Paulo (SP). Presente na Abav Travel SP — feira de turismo que acontece nos dias 9 e 10 de abril, no Royal Palm Hall, em Campinas (SP) — Ana Carolina Melo, idealizadora do fórum, apresentou algumas das novidades que devem consolidar o encontro como o principal evento B2B do Turismo voltado ao público sênior no Brasil.

Com os todos os espaços vendidos e previsão de até 800 participantes, o evento deve dobrar de tamanho em relação ao ano passado e reforçar a relevância do segmento 60+ para o futuro do setor. “Não temos mais nenhum espaço livre, vendemos 100% dos estandes, com um crescimento de 40% no número de expositores em comparação com a edição passada”, destaca Ana Carolina. “Tivemos até que mudar de hotel justamente para atender à demanda crescente”, acrescenta.

Entre os destaques da edição está a apresentação de uma pesquisa inédita sobre o perfil do viajante 60+, produzida com base em informações coletadas a partir dos próprios agentes de viagem durante as inscrições. “São dados muito difíceis de encontrar no mercado e fundamentais para o trade entender esse consumidor com mais profundidade”, explica Ana Carolina, em entrevista ao Brasilturis.

Programação e destinos adaptados

A programação contará com três painéis principais: um sobre empreendedorismo 60+, com a participação de empresários sêniors; outro sobre longevidade ativa, que trará personalidades como Nany People; e um terceiro focado na chamada economia prateada, com economistas especializados no segmento da longevidade.

O crescimento do Fórum também se reflete na adesão de novos destinos. Este ano, marcam presença Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e São Paulo (capital), além dos já participantes do ano anterior. “São 42 expositores e cerca de 50 marcas, incluindo ativações diversas”, diz Ana.

Entre os estados mais engajados com o turismo adaptado, ela destaca os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Esse último vêm se adaptando com cadeiras elétricas e outros investimentos de acessibilidade nos atrativos. Já São Paulo nos contratou para realizar roadshows — no ano passado fizemos oito cidades, e este ano vamos repetir esse número com apoio do governo estadual”, revela.

Além do conteúdo profissional, o Fórum mantém um compromisso social que, segundo a idealizadora, é parte essencial da identidade do evento. A participação continua gratuita, mas está vinculada à doação de um quilo de alimento não perecível ou item de higiene pessoal, a ser destinado ao Instituto Velho Amigo, presidido por Regina Moraes. “O instituto assiste casas de idosos em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. Tenho muito zelo por essa ação, portanto só entra no evento quem fizer a doação”, enfatiza Ana.

Um público subestimado

Com mais tempo livre, maior poder aquisitivo e interesse por experiências de qualidade, o público 60+ representa um dos nichos mais promissores para o turismo. Segundo o IBGE, até 2040, os maiores de 60 anos devem representar quase 25% da população brasileira. Hoje, esse grupo já movimenta aproximadamente R$ 1,6 trilhão por ano na economia nacional.

Mesmo assim, ainda há um descompasso entre o potencial desse consumidor e o olhar do trade turístico. “Nosso objetivo é chamar atenção para esse segmento. O Brasil tem quase 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos, e em cinco anos seremos o quinto país mais velho do mundo. Ainda assim, a indústria turística não se comunica de fato com esse público”, avalia Ana Carolina. “Esse viajante viaja mais, gasta mais e fica mais tempo nos destinos, mas ainda é subestimado”, completa.

Com três edições, o Fórum já contribui para mudanças concretas no modo como destinos e atrativos pensam o público maduro. “Acho que plantamos essa semente há três anos e já estamos colhendo frutos. Vemos muitos destinos começando a se adaptar. É um trabalho importante para despertar esse olhar no trade, e isso me deixa muito grata”, finaliza Ana Carolina.

Para mais informações, acesse o site do evento.

O Brasilturis viaja a convite da Abav-SP | Aviesp, com apoio da Mundi Executive Transport e proteção da Affinity Seguros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Costa Cruzeiros inicia celebração a bordo...

Rio de Janeiro - O Costa Americas Awards, primeira...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS