BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MSC World America mira operação com zero emissões líquidas até 2050

Navio incorpora tecnologias de energia limpa, tratamento avançado de águas residuais e sistemas modernos de gestão de resíduos

Miami (EUA) – Lançado como um dos navios mais modernos da frota da MSC Cruzeiros, o MSC World America também se destaca por sua proposta ambiental. Equipado com sistemas de última geração, o navio foi projetado para operar com alta eficiência energética, menor emissão de poluentes e estratégias de gestão sustentável de resíduos, alinhando a experiência dos cruzeiristas com os compromissos globais de descarbonização do setor marítimo.

O navio supera os requisitos estabelecidos pela Organização Marítima Internacional (IMO) para o Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI), tornando-se um dos cruzeiros mais eficientes em operação atualmente. Com motores preparados para operar com combustíveis alternativos como o Bio-GNL e o GNL Sintético Renovável, o navio pode alcançar uma redução de até 100% nas emissões de gases de efeito estufa quando abastecido com essas fontes.

Além disso, as emissões de óxidos de enxofre e partículas sólidas são praticamente eliminadas, enquanto os óxidos de nitrogênio têm redução de até 85%, contribuindo diretamente para a diminuição dos impactos sobre a qualidade do ar, especialmente em áreas costeiras e portuárias.

Na área hídrica, o MSC World America incorpora um sistema avançado de tratamento de águas residuais que opera com padrão superior ao de muitos sistemas urbanos em terra. O sistema atende às normas mais rigorosas da IMO, incluindo o chamado “Padrão Báltico”, exigência específica para áreas ambientalmente sensíveis.

O compromisso com a sustentabilidade também está presente na gestão de resíduos. A bordo, o navio conta com sistemas automatizados que promovem a separação, reutilização e reciclagem do lixo gerado nas operações diárias. A estratégia busca reduzir ao máximo a produção de resíduos não reaproveitáveis, integrando práticas circulares desde a origem do consumo até o descarte final.

A MSC Cruzeiros mantém como meta atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050. Desde 2008, a companhia já reduziu a intensidade de emissões em 33,5% e pretende alcançar 40% de redução antes de 2030 — antecipando o objetivo estabelecido pela IMO para a próxima década. Para isso, a empresa vem investindo não apenas em eficiência energética, mas também em parcerias com fornecedores de combustíveis alternativos e no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à transição energética da indústria naval.

O Brasilturis Jornal viaja a convite da MSC Cruzeiros e conta com proteção Affinity Seguro Viagem. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Trem ligará Porto Alegre (RS) a...

Com investimento privado de R$ 4,5 bilhões, projeto de Trem entre Porto Alegre e Gramado prevê geração de 22 mil empregos

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Queda no turismo internacional preocupa destinos...

Chegada de estrangeiros recua 6%, com impacto acentuado em cidades como San Francisco, Miami e Washington

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS