*Maria Elisa, do Mipy, em colaboração ao Brasilturis
São Paulo (SP) – O mercado brasileiro segue entre os principais focos da Universal Destinations & Experiences. Com a chegada do Epic Universe, que abrirá em 22 de maio, a companhia está intensificando sua atuação no País por meio de campanhas 360°, ampliação da presença em mídia e investimentos em comunicação junto ao trade. A expectativa é não apenas consolidar o novo parque como um marco da imersão temática, mas também reposicionar a hotelaria da Universal como peça-chave da experiência completa em Orlando.
Em coletiva de imprensa durante o primeiro Universal and U no Brasil, promovido na última sexta-feira (11), Marcos Barros, vice-presidente de Vendas para a América Latina, destacou que o Brasil é um mercado consolidado, com forte afinidade com a marca, e que o foco atual está na antecipação da jornada de planejamento do consumidor.
“O timing da comunicação mudou. Precisamos estar presentes antes da decisão de compra, para garantir que o passageiro entenda que agora temos quatro parques e onze hotéis — e que ele deve se programar para, no mínimo, quatro dias”, pontuou.
Barros também ressaltou que, apesar da oscilação do câmbio, a Universal está habituada a cenários de instabilidade. “A alta do dólar não é novidade. O que mais preocupa o consumidor é a variação, e não o valor em si. Por isso, mantemos uma atuação constante com os operadores e companhias aéreas, que são parceiros fundamentais para oferecer alternativas comerciais, parcelamentos e campanhas que ajudem no planejamento”, explicou.
Campanhas publicitárias lançadas em 2024 marcam a maior aposta da Universal no Brasil em mídia tradicional e digital, com inserções inclusive em salas de cinema. Segundo Juliana Pisani, diretora sênior de Marketing, trata-se de uma estratégia inédita de impacto, desenvolvida para traduzir a grandiosidade e imersão do Epic Universe. “O cinema ajuda a capturar parte dessa experiência, mas a realidade do parque vai além do que a tela pode mostrar.”

A hotelaria da Universal também ganhou destaque na apresentação. Segundo Barros, há um aumento expressivo na procura de brasileiros pelos hotéis da marca, não apenas pelos benefícios como entrada antecipada e entrega de compras feitas nos parques, mas também pela qualidade dos serviços. “O Endless Summer, por exemplo, surpreende pelo padrão hoteleiro, mesmo sendo uma categoria econômica. E isso está se espalhando pelas redes sociais, contribuindo para o crescimento da demanda”, afirmou.
Além disso, o executivo reforçou o papel do Universal Express para hóspedes dos hotéis premium e destacou o foco em garantir a melhor operação possível durante os primeiros meses do Epic Universe. A companhia promete limitar a capacidade de público para assegurar uma experiência de alta qualidade, principalmente em momentos de alta temporada.
A nova área, que será dividida em cinco mundos imersivos conectados pelo Celestial Park, incluirá atrações inspiradas em propriedades como Harry Potter, Como Treinar o seu Dragão, Super Nintendo e os clássicos monstros da Universal. Esta última, chamada Dark Universe, promete entregar uma experiência gótica e interativa, mas acessível a toda a família.
Barros reforçou que ainda não há definições sobre eventos especiais, como Halloween ou carnaval, no Epic Universe, já que o foco atual é garantir uma abertura sólida e bem-sucedida. “O parque será operado como uma cidade. Precisamos garantir que tudo funcione perfeitamente antes de planejar novas programações sazonais.”
Por fim, a Universal já disponibiliza ingressos para 2026, com foco no produto “All Parks”, que permite acesso aos quatro parques por 14 dias, reforçando a estratégia de estender o tempo de permanência dos turistas, conforme contou Gabriela Cavalheiro, diretora de Desenvolvimento de Negócios.