A Taag está fortalecendo sua atuação no mercado brasileiro com uma série de investimentos estratégicos que envolvem renovação da frota, ampliação de rotas, promoção de Angola como destino turístico e aproximação com o trade nacional.
De acordo com Antônio Mutondo, diretor de Vendas e Distribuição da companhia, a aérea vive um novo momento de expansão internacional e aposta na conexão com o Brasil para alavancar resultados e fortalecer laços históricos.
A empresa já opera no país há mais de três décadas, mas, segundo Mutondo, ainda há espaço para maior reconhecimento da marca. “Sentimos que muitos ainda não conhecem a Taag ou mesmo Angola. Participar dos principais fóruns de turismo é parte essencial da nossa estratégia de visibilidade”, destaca o executivo.
Além da presença institucional, a companhia tem promovido ações práticas, como famtrips com jornalistas e agentes de viagens, para apresentar o país como destino turístico. “Levamos seis profissionais no ano passado e estamos organizando uma segunda edição, desta vez com um grupo maior”, afirma.
A companhia também vem colhendo bons frutos no Brasil. As taxas de ocupação vêm crescendo de forma consistente e, atualmente, giram entre 65% e 70%. “Nossa meta é alcançar os 100%, e para isso precisamos estar cada vez mais presentes, divulgar o destino e manter o relacionamento com o trade”, explica Mutondo.
Um dos diferenciais apresentados pela Taag é o investimento em uma frota moderna. A empresa já recebeu aeronaves Boeing 787 e Airbus 220, além de outras previstas até o fim do ano — incluindo cinco unidades da fabricante Dril Lines, três das quais devem ser entregues ainda em 2025.
“A nova frota nos permite explorar novos mercados. Estamos abrindo rotas para o centro da África, mais um destino europeu, e nos preparando para conectar Angola à Ásia com o lançamento da rota para Guangzhou, na China. Essa será uma conexão estratégica entre Brasil, África e Ásia via Luanda”, detalha.
Outro avanço importante foi a inauguração do novo aeroporto de Luanda, que já está em operação e será progressivamente integrado também a voos internacionais. A infraestrutura moderna deve impulsionar ainda mais a posição de Angola como hub regional.
A companhia tem reforçado também sua parceria com o poder público angolano na promoção do turismo. A relação com o Infotur (Instituto de Fomento Turístico de Angola) tem sido marcada por ações conjuntas, como a participação mútua em feiras e eventos.
“Somos a companhia aérea de bandeira. Temos o dever de promover o nosso país. Trabalhamos em alinhamento com o Infotur e isso se refletirá em novas ações, como nossa possível participação conjunta na próxima Bolsa de Turismo de Lisboa”, diz Mutondo.
As celebrações dos 50 anos de independência de Angola também contribuíram para elevar a visibilidade do destino no Brasil. Segundo Mutondo, o momento é de maturidade e de grande potencial para o turismo, que passa a ser tratado com mais estrutura e planejamento estratégico, inclusive com o envolvimento do governo angolano.
Com um portfólio cada vez mais conectado e competitivo, a TAAG busca se consolidar como opção viável não apenas para quem deseja conhecer Angola, mas também como alternativa de conexão entre continentes.
“O Brasil é um país-irmão. Temos laços históricos, culturais e comerciais. Nossa missão é intensificar essa ponte, mostrando o que Angola tem de melhor e ampliando nossas conexões aéreas para que o passageiro brasileiro enxergue a TAAG como uma escolha natural”, finaliza Mutondo.