A Azul Cargo Express, unidade de logística da Azul, prevê um crescimento de receita entre 25% e 30% ao longo de 2025. A expectativa está baseada na recente incorporação de dois cargueiros Airbus A321, que ampliam a capacidade de operação da companhia e fortalecem sua presença em um mercado cada vez mais competitivo. A empresa é uma das expositoras na Intermodal South America, principal feira de logística e transporte da América Latina, realizada em São Paulo (SP).
A entrada dos novos cargueiros não apenas aumenta a oferta de capacidade, como também deve alavancar a atuação da Azul Cargo no setor de e-commerce. Atualmente, o segmento representa 37% da receita da unidade, e a expectativa é que esse número avance para cerca de 50% do faturamento total até o fim do ano, impulsionado por melhorias operacionais, agilidade nas entregas e fortalecimento da malha logística aérea.
Além dos investimentos em frota, a expansão da malha internacional da Azul também contribui para essa perspectiva de crescimento. Com a abertura de novas rotas como Porto, em Portugal, e Madrid, na Espanha, a Azul Cargo fortalece sua atuação em importação e exportação, conectando o Brasil a mercados estratégicos por meio de voos regulares. Isso amplia as oportunidades logísticas da empresa e reforça sua presença global no transporte de cargas.
A Azul Cargo Express atende mais de 5 mil cidades brasileiras, o que corresponde a cerca de 90% dos municípios do país. Isso garante uma cobertura nacional de aproximadamente 96% da população, consolidando a empresa como uma das maiores redes de logística integradas do Brasil.
“A chegada dos A321 cargueiros é um marco importante para a Azul Cargo e reforça nossa aposta no crescimento do mercado doméstico, especialmente no e-commerce, que tem apresentado forte expansão. Já as novas rotas internacionais, como Porto e Madrid, ampliarão nossas oportunidades de importação e exportação e contribuirão diretamente para a nossa previsão de crescimento de receita em 2025. Estamos investindo em diferentes frentes — frota, malha e tecnologia — para oferecer soluções logísticas cada vez mais completas aos nossos clientes”, afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.
A companhia também tem investido continuamente em tecnologias e soluções digitais para garantir mais eficiência e agilidade na operação. Sistemas integrados, rastreamento em tempo real e melhorias nos processos de atendimento têm contribuído para otimizar a experiência dos clientes, tanto no ambiente B2B quanto no B2C. Vale dizer que a empresa cresceu 35% no e-commerce e projeta avanço para 2025.