Celso Sabino, ministro do Turismo, visitou neste domingo (20) o pavilhão do Brasil na Expo Osaka 2025, no Japão. A agenda integra os esforços oficiais do governo para fortalecer a promoção internacional do país e ampliar o fluxo de turistas estrangeiros, com foco especial nos mercados asiáticos.
Inaugurado no último dia 14 de abril, o espaço brasileiro permanecerá em atividade até 13 de outubro, acompanhando o calendário da Expo, cujo tema este ano é “Projetando a sociedade futura para nossas vidas”. A edição 2025 do evento reúne representantes de 158 países e espera receber cerca de 28 milhões de visitantes durante seus seis meses de duração. O Brasil participa das exposições universais desde 1862 e, nesta edição, apresenta um pavilhão de aproximadamente mil m², com curadoria da cenógrafa Bia Lessa.
“A presença do nosso país em um evento como a Expo amplia a visibilidade dos destinos brasileiros, contribuindo para aumentar o conhecimento do Brasil como destino turístico e, consequentemente, atraindo cada vez mais visitantes estrangeiros. O Pavilhão do Brasil na Expo está trazendo um excelente trabalho de promoção internacional, por meio de ações de valorização da nossa cultura, história e conhecimento”, afirmou Celso Sabino, ministro do Turismo.
Entre as atrações do espaço brasileiro está uma instalação dedicada aos Parangolés — obras interativas do artista Hélio Oiticica — que envolvem o visitante em painéis coloridos inspirados na diversidade cultural brasileira. As capas, marca registrada da série, também são oferecidas como lembrança ao público.
A Turma da Mônica, criação de Maurício de Sousa, também tem presença destacada no pavilhão. Os personagens apresentam um vídeo de cinco minutos que explica aspectos da cultura brasileira, a história da imigração japonesa e os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão. Ao final da visita, o público ainda pode carimbar o passaporte da Expo como recordação da experiência.