Dubai se tornou o primeiro Certified Autism Destination™ do Hemisfério Oriental, reconhecimento concedido pelo International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (IBCCES). A certificação reflete os esforços liderados pelo Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) para aprimorar a acessibilidade para residentes e visitantes, em alinhamento com a Agenda Econômica D33 e o “Ano da Comunidade” dos Emirados Árabes Unidos.
Mais de 70 mil profissionais foram treinados em autismo e sensibilização sensorial, 300 hotéis passaram por processos de certificação e 15 atrações turísticas, além de praias e parques, receberam a distinção. Entre as medidas, estão programas de capacitação via a plataforma Dubai Way, guias sensoriais personalizados e uso de cordões de identificação para deficiências ocultas.
Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), afirmou que “a designação da cidade como destino certificado para autismo é um marco na nossa jornada de acessibilidade”. Segundo ele, a cidade seguirá focada em desenvolver infraestruturas, capacitar profissionais e elevar a experiência de todos os visitantes, em linha com os objetivos da Agenda D33.
Myron Pincomb, presidente do conselho e CEO do IBCCES, destacou que “Dubai eleva o nível do turismo acessível”. Para ele, a conquista reforça o compromisso de permitir que visitantes autistas e pessoas com sensibilidades sensoriais explorem a cidade com confiança e facilidade.
O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) foi o primeiro aeroporto internacional a receber a certificação Certified Autism Center™, com 45 mil funcionários treinados. “Assumimos a responsabilidade de garantir que todos os hóspedes, independentemente de suas necessidades, tenham uma experiência de viagem tranquila. Este marco reforça nosso compromisso de tornar as viagens mais humanas e inclusivas”, declara Paul Griffiths, CEO dos Aeroportos de Dubai.
A Emirates também alcançou um feito inédito ao se tornar a primeira companhia aérea do mundo certificada para autismo. “Estas realizações são resultado de anos de esforços para tornar as viagens mais inclusivas. Temos a responsabilidade social e profissional de facilitar a experiência de nossos passageiros autistas”, explica Adel Al Redha, vice-presidente e diretor de operações da Emirates.
A Expo City Dubai, certificada em dezembro de 2024, também contribuiu para o reconhecimento da cidade. Marjan Faraidooni, chefe de educação e cultura e diretora de recursos humanos da Expo City Dubai, afirmou que “a conquista demonstra o potencial de Dubai para prosperar no turismo ao priorizar a acessibilidade, oferecendo experiências para todos”.
A Dubai Holding Entertainment, responsável por atrações como Motiongate Dubai e The Green Planet, também integra a lista de locais certificados. “Estamos orgulhosos em contribuir para que nossos parques sejam acessíveis a todos, reforçando o compromisso da cidade com a inclusão”, Alanood Al Hashemi, vice-presidente de Cultura e Impacto Organizacional da empresa,
Todos os locais certificados podem ser consultados no aplicativo gratuito Accessibility App. Mais informações sobre o turismo acessível em Dubai estão disponíveis no site visitdubai.com/accessibility. Vale dizer também que o Visit Dubai e a Beautiful Destinations lançaram academia para criadores de conteúdo recentemente.