Em mais um passo para a modernização da Associação Mundial de Profissionais de turismo, a Skål International finalizou seu 49º. Congresso Regional de Clubes Skål Internacional, realizado em Montevidéu, Uruguai.
Além de dirigentes representantes de todos os países latino-americanos, estiveram presentes Denise Scrafton, presidente mundial da Skål International, do clube australiano de Gold Coast e Andrés Hayes, do clube de Washington DC, atual vice-presidente e já eleito para suceder a presidente atual em 2026.
Durante o Congresso, foi aprovado um novo modelo de governança para a gestão regional, com a fusão dos comitês da America Latina da Área Sul (CAS), presidida até este momento por Rosario Gonzáles, da Bolívia e o da Área Norte (CAN), presidida pelo venezuelano Nicola Furnari, transformando-se num único comitê denominado CAL, Comité Latino-Americano. Simbolicamente os presidentes do CAS e do CAN passaram seus colares, símbolo máximo da entidade, ao recém-empossado presidente do CAL.
Liderança inovadora reconhecida pela ONU Turismo
O compromisso de modernizar a Skål foi reconhecido pela ONU Turismo em 2024, que premiou a entidade pelo seu protagonismo no incentivo ao desenvolvimento sustentável. “Precisamos conectar diversidade, inteligência coletiva e hospitalidade com a nova geração de viajantes e profissionais”, afirmou Hayes, ressaltando a importância de novos modelos de negócios colaborativos.
Atualmente, a Skål Internacional está presente em cerca de 300 cidades, em mais de 80 países. Reúne mais de 12 mil líderes voluntários. Fiel ao seu lema de promover amizade e negócios éticos, a entidade pratica hospitalidade, conectada ao conhecimento científico e aos pilares do ESG como guias para o avanço civilizatório global.
Panamá sediará o congresso regional em 2026
Yvonne Lohrer, presidente da Skål International Panamá, que desde já organiza o 50º. Congresso regional para abril de 2026, afirmou durante a apresentação do destino que são “poucas as instituições no Universo que projetam, desinteressadamente, mensagens de paz e amizade, criando um clima de carinho e amor entre os profissionais”, pontua
Walter Teixeira, representante da Skål Internacional Brasil durante o congresso de Montevideu, resumiu que “a missão é fortalecer laços entre os povos, impulsionar o turismo como instrumento de paz, prosperidade e desenvolvimento sustentável, respeitando e valorizando a diversidade em todas as suas expressões”.
Vale dizer que, durante a WTM Latin America 2025, a elegeu Raffaele Ceccere como Personalidade Skal 2025.