BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Turismo na neve: destinos sul-americanos para curtir o frio em junho

Mais de 200 mil brasileiros visitaram o Chile apenas durante o inverno de 2024; Bolívia e Argentina também são destaques da região

Enquanto no Hemisfério Norte o mês de junho marca o início do verão, no Hemisfério Sul, as temperaturas ficam mais baixas e as paisagens tropicais se transformam com a chegada da neve.

Nas regiões mais altas da América do Sul, principalmente próximas à Cordilheira dos Andes, o calor dá espaço a cenários de filmes e à prática de esportes como esqui e snowboard.

Normalmente, o frio nos países sul-americanos onde a neve é comum – Argentina, Bolívia e Chile – se intensifica a partir do meio de junho, indo até setembro. É a chance de aproveitar as férias do meio do ano para conhecer a neve sem precisar viajar para outro continente.

Chile

No Brasil, o país montanhoso se destaca como destino de inverno. Dados da Unidade de Estudos da Subsecretaria de Turismo mostram que, entre junho e julho de 2024, 222 mil brasileiros foram ao Chile para aproveitar a estação.

O número é quase 75% maior do que o registrado em 2023, época que o Turismo ainda sofria com os impactos da pandemia. Hoje, os brasileiros somam mais de 12% dos turistas que visitam o país.

Um dos principais destinos com neve buscados no meio do ano pelos turistas é o Valle Nevado. A uma hora e meia de distância de Santiago, capital chilena, a estação de esqui tem hospedagem e também pode ser visitada em um passeio rápido.

Já Portillo está localizada a quase 3 horas da capital, e tem pistas próprias para snowboard. O lugar tem vista para a Laguna del Inca, lago de cor esmeralda com quatro quilômetros de extensão cercado pelas montanhas andinas.

Argentina

Mulher olhando a neve na Patagônia. Foto: Oleh_Slobodeniuk/ iStock

Na Patagônia, Bariloche é uma cidade famosa pelo cenário de cinema durante o inverno. A duas horas de voo da capital, o destino é perfeito para quem está viajando em família e prefere desfrutar a cidade, em vez de praticar esportes radicais.

A cidade, assim como Buenos Aires, tem bons restaurantes e hotéis, podendo ser aproveitada de dia e à noite. Para quem pretende fazer um tour pelo país vizinho, é possível adquirir pacote de viagens com os dois destinos inclusos.

Já Ushuaia é o destino perfeito para quem quer praticar esportes de inverno. A estação da cidade tem a temporada mais longa da América do Sul de esqui e snowboard. Também há outras atrações que fazem o local se destacar, como passeios de trenó e patinação no gelo.

Bolívia

Montanha com gelo na Bolívia. Foto: Mtcurado/ iStock

Com uma capital cercada por montanhas nevadas, a capital boliviana, La Paz, pode ser um destino de inverno atrativo para os brasileiros que gostam de trilhas e aventuras.

O Monte Illimani, com picos de até 6.500 metros de altitude, tem mirantes que podem ser visitados pelos turistas e proporcionam vistas panorâmicas da cidade e da Cordilheira dos Andes.

A uma hora e meia da capital, Chacaltaya é outro destino que chama a atenção. Lá, já funcionou uma das estações de esqui mais altas do mundo (5.300 metros), e as vistas da cidade são de tirar o fôlego.

Para quem tem disposição, é possível chegar até os topos dos Andes e avistar o famoso Lago Titicaca.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Turismo brasileiro cresce 6,6% no 1º...

Faturamento recorde e chegada de quase 6 milhões de estrangeiros impulsionam os números do turismo brasileiro no 1º semestre

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Greve suspende voos da Air Canada...

Paralisação dos comissários de bordo afeta voos da Air Canada e a subsidiária Rouge, impactando cerca de 130 mil passageiros por dia

MSC lança hospedagem pré-cruzeiro em Santos...

Serviço inédito oferece estadia em hotéis parceiros com café da manhã e traslado ao porto, ampliando o conforto e a conveniência para viajantes

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS