A Air Canada anunciou que retomará, a partir de dezembro de 2025, a rota direta entre Toronto e Rio de Janeiro. A iniciativa conta com apoio da Embratur e integra uma estratégia voltada à ampliação da malha aérea internacional do Brasil. A nova operação representa uma oportunidade de aumentar o fluxo de turistas canadenses para o país e fortalecer as relações entre os dois mercados.
De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, a atuação da agência busca desenvolver conexões aéreas como parte de uma estratégia mais ampla de promoção internacional. “A nova rota representa mais do que uma ampliação do número de voos: ela consolida o Brasil como um destino estratégico da América Latina, fortalece os laços com o mercado canadense e amplia as possibilidades para o desenvolvimento do turismo internacional”, afirmou.
Segundo Mark Galardo, vice-presidente executivo da Air Canada, a empresa está atenta à relevância do mercado brasileiro. “O Brasil é um mercado importante, que reflete os laços de longa data entre nossos dois países, e estamos entusiasmados em adicionar o Rio de Janeiro, nosso segundo destino no Brasil, à nossa rede global neste inverno”, disse.
A nova ligação direta é resultado do trabalho da Coordenação de Demanda a Transportes Multimodais (CDTM), setor da Embratur que atua no mapeamento e promoção de oportunidades de expansão da malha aérea. Desde 2023, a área mantém diálogo com companhias aéreas e participa de eventos como Routes Americas e Routes World. A formalização do interesse da Air Canada em operar a nova rota ocorreu em fevereiro de 2025.
Atualmente, a Air Canada opera 14 voos semanais entre Canadá e Brasil e outros sete entre Brasil e Argentina. A inclusão do Rio de Janeiro no portfólio amplia a presença da companhia na América do Sul. Para Freixo, a nova operação pode contribuir para o aumento da competitividade do destino Brasil. “A presença do Brasil no mercado canadense é prioritária em nossa estratégia, e essa nova conexão direta facilitará a chegada de mais visitantes, impulsionando nossa economia, gerando empregos e promovendo nossos destinos turísticos em novos mercados”, concluiu.