BRL - Moeda brasileira
EUR
6,50
USD
5,75

Lançamento do São João da Bahia durante roadshow em São Paulo

evento reuniu agentes e operadores para reforçar potencial do São João como motor econômico e atrativo turístico em mais de 400 cidades baianas

São Paulo (SP) – A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-Ba) lançou oficialmente o São João da Bahia em roadshow na Casa Bisutti, em São Paulo, que recebeu operadores e agentes de viagens que puderam se especializar no São João e se conectar com cidades que organizam a festa no Estado.

A festa, celebrada em todo o território baiano, começa no dia 13 de junho, com homenagens a Santo Antônio, segue no dia 24 com o São João propriamente dito e se estende até 29 de junho, quando se celebra o São Pedro. Durante esse período, estima-se que cerca de 100 a 120 mil pessoas circulem diariamente pelo Parque de Exposições de Salvador, um dos polos da programação. “É um momento de grandes eventos nacionais que se passam na nossa capital”, destacou Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Setur-BA.

São 417 cidades envolvidas na festa, com destaque para municípios que compareceram ao lançamento em São Paulo para promover seus festejos, como Porto Seguro, Itamaraju, Itabera, São Desidério, São Pedro do Itagi, Prado, Jequié, Lençóis (na Chapada Diamantina), Santo Antônio de Jesus, Camaçari e Alagoinhas.

“O São João movimenta a economia do estado inteiro. A gente tem uma descentralização da atividade econômica nesse período, porque Salvador, por exemplo, esvazia. As pessoas voltam para suas cidades, onde reencontram suas famílias e consomem produtos locais. Isso ativa hotéis, bares, restaurantes, transporte, artesanato… Então, tem um impacto econômico muito significativo”, afirmou Gramacho.

Teve quadrilha e muito forró no lançamento do São João. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

Foram chamados agentes de viagens especialistas em Bahia para saber mais sobre a comemoração. “Convidamos agentes de viagens que são especialistas na Bahia justamente para capacitá-los, para que eles possam entender que o estado vai além do verão e das praias. O São João é um produto turístico estratégico e precisa ser tratado como tal”, comentou Gramacho.

O São João é uma tradição da Bahia que vem da colheita. Ou seja, plantou e colheu. “O São João tem uma raiz muito forte ligada ao ciclo agrícola. É o momento da colheita, da fartura. É por isso que a mesa está sempre cheia, por isso que as pessoas se reúnem. Tem um simbolismo profundo, é quase como o Natal do nordestino”, explicou o diretor de Promoção.

A Setur-BA identificou uma crescente de visitantes durante o período da festa e utiliza a data para mostrar que a Bahia não é apenas sol e praia, mas também essa diversidade que envolve diversos segmentos — e, entre eles, as festas populares. “A gente tem investido em promoção para mostrar essa Bahia diversa. A Bahia não é só sol e mar, é também cultura, religiosidade, gastronomia, natureza e, claro, festas como o São João. Isso tem despertado o interesse de um novo perfil de viajante”, comemorou Gramacho.

Operadores subiram no palco. Foto: Rafael Destro/Brasilturis

O estado terminou o ano passado com o maior crescimento de turismo nacional e o maior crescimento de turismo internacional do Brasil, alcançando 62% de aumento. Segundo Pedro Gramacho, isso é fruto do avanço na conectividade aérea. “Esse aumento de conectividade que a gente viu nos últimos anos foi fundamental. Ano passado, passamos a receber voos novos como Montevidéu–Salvador, Santiago–Salvador, tivemos ampliação de frequências da Aerolíneas Argentinas e da Gol, saindo de Buenos Aires e Córdoba para Porto Seguro e Salvador. E também, que foi a grande conquista da Bahia — aliás, do Nordeste e do Brasil —, o novo voo Paris–Salvador com a Air France. Começou com três voos por semana e, agora, em menos de seis meses, já anunciaram cinco frequências. Isso é um ganho para todo o país, porque o voo está performando muito bem.”

Falando sobre os visitantes, ele afirmou que eles estão buscando novas vivências. “O turista hoje busca experiências inusitadas, diferentes do convencional. No pós-pandemia, isso se intensificou. Por isso o crescimento natural do ecoturismo, por exemplo. E há uma busca crescente por segmentos: o birdwatching é um deles, o avistamento de baleias é outro, além do turismo de luxo e do turismo LGBTQIA+. A Secretaria de Turismo, por meio da área de promoção, sob gestão do secretário Maurício Bacelar, vem investindo fortemente na diversificação para amplificar e crescer de forma contínua, tanto no mercado nacional quanto no internacional”, finalizou Gramacho.

O roadshow de lançamento do São João da Bahia vai ter mais três etapas no Brasil. Dia 08/05 no Rio de Janeiro, 14/05 em Brasília e 15/05 se encerra em Belo Horizonte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS