A Azul Linhas Aéreas acaba de completar 14 anos de operação no Aeroporto Internacional de Navegantes, em Santa Catarina, marcando uma trajetória de crescimento e impacto significativo na aviação regional. Desde o início das atividades na cidade, em 2009, a companhia aérea já transportou mais de 6,35 milhões de passageiros, com cerca de 70 mil voos realizados nesse período.
Somente no último ano, a companhia embarcou aproximadamente 364 mil passageiros em Navegantes, distribuídos em 3,5 mil operações. Atualmente, a Azul mantém 28 voos semanais que ligam a cidade catarinense a Campinas (SP), seu principal hub. A partir dali, os clientes têm acesso a mais de 70 destinos domésticos e internacionais, consolidando a conectividade da malha aérea da companhia.
Além de Navegantes, a Azul opera voos em outras três cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Joinville e Chapecó. Esses pontos de partida ampliam a capilaridade da companhia no estado, com ligações diretas para destinos estratégicos como Campinas, Belo Horizonte e Montevidéu.
Para Beatriz Barbi, gerente de Planejamento de Malha da Azul, o investimento contínuo em Santa Catarina reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento do Sul do Brasil. “É a Azul ressaltando o seu compromisso com a conectividade regional, o desenvolvimento econômico e a expansão da malha aérea no Sul do Brasil. Com o fortalecimento da operação na região Sul do país, acreditamos que isso irá refletir na economia, na promoção do turismo e na geração de renda para as regiões”, explica.
A companhia aérea destaca ainda que a presença constante em Navegantes é estratégica para impulsionar o turismo, facilitar o deslocamento de negócios e atender à crescente demanda por voos no litoral catarinense, especialmente em períodos de alta temporada e feriados prolongados.
Reconhecida por sua eficiência, a Azul foi eleita pela Cirium como a segunda companhia aérea mais pontual do mundo em 2023. Com uma malha que ultrapassa 900 voos diários para mais de 150 destinos, e uma frota de mais de 200 aeronaves, a empresa também já foi premiada pelo TripAdvisor como a melhor companhia aérea do mundo em 2020 — um marco inédito para o setor brasileiro.