O turismo responsável segue ganhando relevância entre os brasileiros. De acordo com o Relatório de Viagens e Sustentabilidade 2025, produzido pela Booking.com, 83% dos viajantes do país afirmam que desejam que o dinheiro gasto em suas viagens retorne para a comunidade local. O dado reflete um movimento crescente de valorização das práticas sustentáveis e da busca por experiências que respeitem a cultura e contribuam para o bem-estar das populações anfitriãs.
A pesquisa ouviu 32 mil pessoas em 34 países e territórios, entre elas brasileiros com histórico recente de viagem e que planejam novas jornadas ainda neste ano. Além de reforçar a importância da consciência ambiental, o levantamento destaca a dimensão social e econômica do turismo, indicando que o comportamento do viajante está cada vez mais atento à realidade dos destinos que visita.
Entre os principais pontos da pesquisa, 82% dos brasileiros entrevistados afirmaram buscar vivências autênticas, que valorizem a cultura local. Para isso, evitam destinos superlotados (47%) e procuram viajar em épocas alternativas ao alto verão ou feriados prolongados (50%). Já 55% disseram apoiar negócios regionais durante a estadia, enquanto 57% reconhecem que os turistas em geral demonstram respeito pelas tradições locais.
O relatório também aborda a perspectiva dos moradores dos destinos turísticos. Entre os brasileiros residentes em locais visitados com frequência, 66% consideram o turismo algo positivo para a comunidade. No entanto, também identificam impactos negativos que precisam ser enfrentados, como o acúmulo de lixo (45%), congestionamentos (40%), aumento no custo de vida (36%) e superlotação (33%).
Apesar dos desafios, apenas 17% dos entrevistados acreditam que limitar o número de visitantes seja a solução ideal. A preferência é por investimentos estruturais e sociais. A conservação ambiental (52%), a gestão de resíduos (50%) e melhorias no transporte (48%) foram apontadas como as principais frentes que devem receber atenção do poder público e da iniciativa privada.
“Mais da metade dos brasileiros tem uma percepção positiva sobre o comportamento dos turistas em suas comunidades”, afirma Marco Sobrinho, gerente comercial da Booking.com no Brasil. “Embora ainda haja espaço para melhorias, isso se correlaciona com as suas próprias intenções de viagem”, complementa.
O estudo da Booking.com reforça a importância de estimular um turismo equilibrado, que valorize o patrimônio local, respeite os moradores e promova o desenvolvimento econômico de maneira sustentável e inclusiva.