BRL - Moeda brasileira
EUR
6,43
USD
5,46

Alagoas sedia Convenção da HotelDO e reforça estratégia de promoção

Estado de Alagoas investe em capacitação in loco, novos hotéis e aeroporto para impulsionar o turismo nacional e internacional

Maceió (AL) – O Estado de Alagoas foi palco da 1ª Convenção de Vendas da HotelDO, realizada entre os dias 12 e 16 de maio. O evento, que reuniu agentes de viagens de todo o Brasil, foi promovido com apoio da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL), que vê na parceria com a plataforma B2B do grupo Decolar uma oportunidade de consolidar o destino entre os mais competitivos do país.

Segundo Marília Herrmann, secretária adjunta de Turismo de Alagoas, a colaboração com a HotelDO e a Decolar já tem três anos e vem sendo pautada por capacitações em diferentes regiões do Brasil. Ao trazer a convenção para Alagoas, o Estado buscou oferecer uma experiência imersiva aos profissionais de vendas.

“Capacitar in loco é diferente, porque além de mostrar as nossas sete regiões turísticas, mostramos também a gastronomia, cultura, artesanato. Eles podem vivenciar, degustar, ver e sentir. Isso faz toda a diferença na hora de vender um pacote”, destacou Marília, durante o jantar de boas-vindas da convenção.

A secretária aponta que essa abordagem contribui para tornar os agentes mais seguros na hora de promover o destino. “Eles conseguem dizer com propriedade: ‘Eu estive em Alagoas, conheci Maceió, conheci as regiões turísticas e seus atrativos’. O que eles viram na foto, o que escutaram, é real”, afirma.

Crescimento da demanda e investimentos em infraestrutura

Herrmann informou que o fluxo de turistas nacionais cresceu 8% entre o primeiro semestre de 2024 e 2025, segundo dados da Embratur. No mercado internacional, o Estado observou avanço de 102%, resultado de ações de promoção e da ampliação da infraestrutura receptiva. “Estamos colhendo os frutos dos investimentos da secretária Bárbara Braga e do governo de Alagoas. Estamos estruturando o Estado com melhorias em infraestrutura, serviços e hotelaria”, explica.

Entre os projetos em andamento, destaca-se a construção de 19 novos hotéis com previsão de entrega até 2028. A expectativa é de que a oferta hoteleira cresça dos atuais 52 mil leitos para cerca de 60 mil. “Temos empresários que já atuam no Estado expandindo seus empreendimentos e também bandeiras internacionais como o Vila Galé, que está construindo seu segundo hotel em Cururupe, no litoral sul”, disse Herrmann.

Outro marco para o turismo local será a inauguração do aeroporto de Maragogi, prevista para até o final de 2026. Segundo a secretária adjunta, inicialmente o equipamento deve receber voos nacionais fretados. “Todo aeroporto começa assim, para depois entender como se portar e crescer de forma assertiva”, pontuou.

Promoção internacional e conectividade aérea

No mercado externo, Alagoas tem participado de feiras como a BTL (Lisboa), a ILTM (voltada ao turismo de luxo) e ações do Consórcio Nordeste, como as realizadas em Londres e Milão. “Em Londres, atendi 100 agentes de viagens e apresentei o destino. Eles queriam saber sobre segurança, hotelaria, clima e conectividade. Nesse quesito, destacamos que Lisboa-Maceió são só sete horas de voo”, relatou Herrmann, reforçando o papel da Tap, com três frequências semanais, e da Gol, com voos diretos para a Argentina.

As companhias aéreas Azul, Gol e Latam atendem o Estado no mercado nacional. Herrmann observa que a malha aérea tem avançado, sobretudo com a Azul, que tem ampliado sua atuação no interior paulista. “Estamos conseguindo atingir novos mercados nacionais com essas operações”, avalia a secretária adjunta.

Segmento de luxo em expansão

Com atenção voltada também ao turismo de alto padrão, Alagoas vem promovendo o destino junto ao público premium por meio da entidade Alagoas Luxury, que reúne atualmente 26 pousadas de luxo.

“O mercado de luxo é novo para o Estado, mas já começamos com o pé direito. Participamos da ILTM e da feira Emotion, no Peru, com bons resultados. É um segmento recém-nascido, com dois ou três anos, mas que já caminha bem”, avalia Marília.

A secretária citou destinos como São Miguel dos Milagres, Maragogi, Barra de São Miguel e pousadas como Kenoa e Ritz como referências dentro da categoria. “Esse turista busca um serviço diferenciado, uma gastronomia diferenciada, um artesanato exclusivo. Ele quer sair do barulho e encontra tudo isso aqui”, conclui.

O Brasilturis viaja a convite da HotelDO.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS