BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Turismo brasileiro mantém trajetória e cresce 5,4% no 1º tri

Alta é puxada por alimentação, hospedagem e geração de empregos formais em atividades ligadas ao setor

O setor de turismo brasileiro iniciou 2025 com resultados animadores. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de volume das atividades turísticas cresceu 5,4% no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A alta foi impulsionada, principalmente, pelos segmentos de alimentação fora do lar e hospedagem.

Na comparação isolada de março com o mesmo mês de 2024, o avanço foi ainda maior, chegando a 5,8%, o que representa o décimo resultado positivo consecutivo na série histórica. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os dados refletem a eficácia das ações voltadas ao setor. “O turismo brasileiro vive um momento espetacular. Esses números comprovam que nossas políticas de incentivo, qualificação e promoção estão no caminho certo. Seguiremos trabalhando para fortalecer ainda mais o setor, que é essencial para a economia e a geração de empregos”, afirmou.

A expansão foi sentida em todas as 14 unidades da federação acompanhadas pelo levantamento do IBGE. Entre os destaques, o Rio de Janeiro lidera com um crescimento de 17%, seguido por Ceará (14,7%), Bahia (14,4%), Santa Catarina (10,9%) e São Paulo (3,6%).

Além da movimentação no comércio e nos serviços turísticos, o impacto positivo também se refletiu nos aeroportos e no mercado de trabalho. Entre janeiro e março, os terminais brasileiros registraram a circulação de mais de 23,7 milhões de passageiros em voos domésticos.

O trimestre também foi marcado pela abertura de 62.481 vagas formais em atividades ligadas ao turismo, com destaque para o segmento de alojamento e alimentação, que gerou 27.333 postos com carteira assinada. O transporte rodoviário de passageiros foi responsável por 14.590 novas vagas, enquanto as atividades de arte e cultura somaram 9.493 contratações no período.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Trem ligará Porto Alegre (RS) a...

Com investimento privado de R$ 4,5 bilhões, projeto de Trem entre Porto Alegre e Gramado prevê geração de 22 mil empregos

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Bankei, meio de pagamento inovador integra...

Plataforma Bankei permite transações em mais de 200 países com cartão único, físico ou virtual, sem necessidade de câmbio

Campos do Jordão inaugura parque temático...

Dreams House abre com duas atrações e prepara novidades como Vale dos Dinossauros e casa de terror para outubro

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS