O Festival das Cataratas passa a se chamar oficialmente Fit Cataratas – sigla para Festival Internacional Cataratas. A nova marca foi apresentada nesta quinta-feira (15), durante solenidade realizada no Foz Plaza Hotel, em Foz do Iguaçu (PR), com a presença de autoridades e profissionais do trade turístico.
Segundo Paulo Angeli, idealizador do evento, a mudança é um reflexo da forma como o público já se referia ao festival. “É muito comum as pessoas chamarem o evento de Fit Cataratas. A nova identidade fortalece o nosso processo de internacionalização, mas também é uma forma de reconhecer a fidelidade e o apoio do nosso público”, destacou.
Mayara Angeli, diretora do Fit Cataratas e responsável pela criação da nova identidade visual, explicou que o redesenho da marca teve como ponto de partida alinhar a evolução do festival à sua presença atual no mercado. “Mais do que uma atualização estética, a nova marca representa a união entre tradição, a diversidade do público e um posicionamento estratégico para o futuro”, afirmou.
A identidade considera elementos que representam um ecossistema vivo, com formas, cores e símbolos que conectam natureza, cultura, negócios e inovação. “Ela traduz o festival como uma ponte entre o trade turístico e o mundo, conectando experiências, culturas e oportunidades”, completou Mayara.

Tradição, negócios e inovação
Durante a cerimônia, Paulo Angeli também relembrou a trajetória do evento, criado em 2006, e que, já em 2007, deu origem ao Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. O fórum é hoje considerado o maior evento técnico-científico de turismo do país, promovendo o encontro entre mercado e academia.
Outro marco lembrado foi a criação do Hackatour Cataratas, em 2015, uma maratona de inovação voltada ao desenvolvimento de soluções para o setor turístico. A 14ª edição do Hackatour começou nesta sexta-feira (16), no Mercado Público Barrageiro.
“Somos um evento completo, reunindo diferentes públicos em múltiplas ações. O Fit Cataratas é um ponto de encontro para networking, geração de negócios e disseminação de conhecimento”, finalizou Angeli.