BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Iata prioriza segurança e sustentabilidade nas operações em solo

Associação destaca padronização, inovação digital e inclusão como pilares para o futuro do setor

A Iata (Associação do Transporte Aéreo Internacional) definiu quatro prioridades estratégicas para os serviços de apoio em solo durante a Ground Handling Conference 2025, realizada em Nairóbi, no Quênia. O evento, que reúne especialistas e representantes de companhias aéreas e operadores, contou com o apoio da Kenya Airways e apresentou diretrizes para enfrentar os desafios de segurança, eficiência operacional e sustentabilidade.

Entre os destaques está o reforço da segurança em todas as ações realizadas nas rampas. “Quanto mais dados compartilhamos, mais seguros nos tornamos”, afirmou Monika Mejstrikova, diretora de Operações em Solo da Iata. A entidade incluiu, pela primeira vez, fatalidades em solo em sua taxonomia de segurança, com base em dados dos programas Incident Data Exchange (IDX) e Accident Data Exchange (ADX). As informações embasaram atualizações no Ground Operations Manual (IGOM), como zonas proibidas ao toque, melhorias no procedimento de pushback e protocolos para aeronaves com APUs inoperantes.

Outro avanço importante é a transição para equipamentos de apoio em solo aprimorados (Enhanced GSE), que contam com sensores de proximidade. Desde o lançamento do programa de reconhecimento desses equipamentos, 98 frotas foram registradas e 28 estações foram reconhecidas. A partir de abril de 2025, todas as localidades com certificação ISago deverão apresentar declarações de uso desses equipamentos, incluindo critérios para GSEs de mobilidade.

No campo da digitalização, a adoção do padrão X565 de troca automatizada de dados de peso e balanceamento tem se mostrado essencial para a segurança e a eficiência dos voos. Empresas como Lufthansa e Flydubai já o utilizam. A Iata também prevê para este ano o lançamento do padrão Elir (Electronic Load Instruction and Reconciliation), com resultados promissores em redução de erros e atrasos.

A padronização global segue como base das operações eficientes, com ferramentas como o Igom e o Isago. O sistema de auditorias Isago atingiu 400 estações credenciadas em 2024, evitando centenas de auditorias internas e gerando uma economia de US$ 8,7 milhões. Já o novo Portal Operacional (OPS) tem sido utilizado por mais de 480 empresas e prestadores de serviços, promovendo benchmarking e análise de lacunas.

As operações de bagagens também passam por modernização com o 10-year Global Baggage roadmap, que prevê rastreamento digital, automação e prevenção de fraudes, alinhado à Resolução 753.

Por fim, a Iata reforçou seu compromisso com um futuro mais sustentável e acessível. A eletrificação dos equipamentos de apoio em solo pode reduzir em até 48% as emissões por preparo de aeronave, e a acessibilidade para dispositivos de mobilidade é prioridade em parceria com fabricantes e agências reguladoras.

“O caminho para operações em solo mais seguras, eficientes e sustentáveis exige colaboração entre todos os atores da aviação. Estamos avançando de forma coletiva para entregar um setor mais responsável e preparado para o futuro”, concluiu Mejstrikova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Argentina passa a exigir seguro de...

Decreto assinado por Javier Milei também endurece regras para obtenção de cidadania e permite cobrança de mensalidade de estrangeiros em universidades públicas

HotelDo premia agentes de viagens Top...

Cerimônia celebrou os destaques em vendas da operadora durante jantar promovido com apoio de parceiros em Maceió (AL)

Terremoto de magnitude 6,0 atinge região...

Autoridades gregas pedem que turistas se afastem das áreas costeiras; Samaria Gorge é temporariamente fechada

Argentina realiza evento para reforçar a...

Evento realizado no restaurante Corrientes 348, em São Paulo, celebrou a Semana Argentina com pratos típicos, vinhos e reforço dos laços comerciais e turísticos com o Brasil.

Visite São Paulo e Abrasel destacam...

Encontro exclusivo para associados discutiu segurança pública, calendário de eventos e ações para valorizar a gastronomia paulista

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS