O Grupo Latam Cargo e suas afiliadas anunciaram, nesta quinta-feira (16), um plano de expansão que aumentará em 25% a capacidade de transporte de carga entre América do Sul e Europa a partir de outubro de 2025. O reforço nas operações será viabilizado por meio da frota de aeronaves Boeing 767F e ampliará para 15 as frequências semanais entre os dois continentes — uma resposta direta à crescente demanda do comércio internacional que transita pelas duas regiões.
Com três voos diários previstos para às segundas, quartas, quintas, sábados e domingos, o trecho Europa–América do Sul ganhará mais conectividade, com itinerários pensados para atender as necessidades logísticas de diferentes segmentos. No sentido contrário, os voos ocorrerão às terças, quartas, sextas, sábados e domingos, mantendo a mesma frequência semanal.
Atualmente com 10 frequências semanais alocadas na rota do Pacífico — partindo de Quito, no Equador — a Latam Cargo vai somar cinco novas operações à malha. A nova capacidade tornará possível uma cobertura mais ampla e flexível, utilizando os hubs estratégicos do grupo em Campinas (Brasil), Santiago (Chile) e Lima (Peru), além de alcançar cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, São José dos Campos, Florianópolis, Montevidéu e Buenos Aires.
Segundo Andrés Bianchi, CEO do Grupo Latam Cargo, a ampliação reforça o posicionamento estratégico da companhia. “Em um ambiente global desafiador e em constante evolução, continuamos apostando em nossos mercados estratégicos, fortalecendo aquelas rotas onde podemos oferecer um serviço diferencial e confiável”, declarou. Ele destaca ainda que a companhia, junto com suas afiliadas, lidera atualmente o mercado de carga entre América do Sul e Europa, com 23% da capacidade total.
A decisão também fortalece a atuação da Latam como agente impulsionador do ecossistema logístico da América do Sul, ao oferecer mais alternativas para o escoamento de produtos perecíveis, industriais e farmacêuticos — setores que dependem de conectividade rápida e eficiente para garantir competitividade no comércio internacional.