Maceió (AL) – O grupo Ritz Hotéis, uma das principais redes hoteleiras em Alagoas, está promovendo uma reestruturação profunda de seu portfólio. Com investimento total de R$ 155 milhões, a rede reforça seu compromisso com o turismo local por meio de reformas abrangentes, novos empreendimentos de luxo e posicionamento estratégico voltado ao público de maior poder aquisitivo.
“Queremos consolidar Alagoas como destino premium e entregar produtos que dialoguem com um turista mais exigente, mais antenado e que valoriza bem-estar, estética e hospitalidade de alto padrão”, declara Pietro Coelho, diretor do Grupo Ritz, em entrevista ao Brasilturis.
Ritz Lagoa da Anta: retrofit de R$ 40 milhões até 2026
Principal empreendimento da rede, o Ritz Lagoa da Anta está em meio a um amplo processo de retrofit. Com previsão de conclusão até dezembro de 2026, a reforma abrangerá os 200 apartamentos do hotel e já consumiu R$ 25 milhões, com mais R$ 15 milhões a serem investidos.
Entre as melhorias, destacam-se a renovação completa dos andares 3 e 4, modernização do restaurante principal, criação de um novo restaurante com temática esportiva, centro de eventos e um spa totalmente reconstruído.
“Estamos devolvendo ao Lagoa da Anta o posicionamento original, voltado para o público de luxo, com estrutura compatível e design contemporâneo”, explica Pietro.

Ritz Suites: reposicionamento e boutique grand hotel
O Ritz Suites também passou por transformações significativas e hoje se apresenta como o primeiro “grand hotel boutique” do Brasil, segundo Coelho. Foram reformadas áreas comuns como lobby, restaurante, academia e piscina. “O retrofit deu nova vida ao hotel, com uma pegada de hotel boutique, mantendo a grande capacidade — são 336 apartamentos”, destaca.
O investimento foi viabilizado por meio do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que isenta tributos federais desde que os valores sejam reinvestidos no negócio. Vale dizer que, diferentemente dos demais empreendimentos hoteleiros da rede, Ritz Suites funciona no modelo condo-hotel, sendo 51% propriedade do grupo e 49% de outros investidores.

Ritz Barra de São Miguel: luxo à beira-mar
O Ritz Barra de São Miguel (Ritz BSM) é o primeiro hotel de luxo da rede, e está firmando posição no mercado com diária média de R$ 2,8 mil. O hotel oferece serviço personalizado, gastronomia refinada, spa com piscina aquecida, beach club e nove categorias de apartamento.
“Nosso objetivo nunca foi alta ocupação, e sim excelência. Trabalhamos para manter 40% de ocupação anual, garantindo personalização e alto nível de serviço”, afirma Pietro. O empreendimento atingiu pontuações elevadas em plataformas de reputação: 9.8 na Expedia, 9.7 no Booking e 10 na Decolar.

Expansão e reposicionamento
O grupo iniciará em janeiro de 2026 a construção do Ritz Quartier (nome provisório), novo hotel de luxo com 120 apartamentos, rooftop com piscina, bar e espaços de wellness. Com arquitetura inspirada na Soho House, o projeto terá enxoval Trussardi, amenities L’Occitane ou Gucci e investimento estimado em R$ 115 milhões.
A previsão de entrega da nova unidade da rede Ritz é julho de 2028. “Estamos nos voltando cada vez mais ao luxo silencioso, com foco em bem-estar, experiência estética e contemplação”, resume o executivo.
Para fortalecer o destino Barra de Santo Antônio, o Grupo Ritz lançou o Lontra Beach Club, espaço pé na areia, sem piscina, voltado ao relaxamento e alta gastronomia. “É um beach club disruptivo, fora do convencional. Queremos educar o turista para novas formas de experienciar o litoral”, reforça Pietro. O produto ainda é deficitário financeiramente, mas considerado estratégico para o grupo.

Estratégias e resultados
Com gestão 100% familiar, o Grupo Ritz também é protagonista na fundação da Alagoas Luxury, associação focada em promover o estado em feiras internacionais de luxo. “Sentimos a necessidade de criar uma associação para garantir presença em eventos como Emotions e ILTM”, explica.
O grupo também avalia uma possível adesão à Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) no futuro, mas ainda não cumpre os requisitos, além de ponderar sobre os custos e a efetividade comercial dessas associações. “Estamos aprendendo muito sobre o mercado de luxo e entendendo onde há real conversão”, comenta.
Em 2024, os hotéis da rede tiveram desempenho variado. O Ritz Suites alcançou 90% de ocupação e o Ritz Lagoa da Anta, 83%. Já o Ritz BSM teve 23,5%, alinhado à meta anual de 40% no segmento de luxo, cujo o objetivo é manter o padrão de serviço e qualidade de alto padrão independente da temporada.
Apesar do crescimento, o foco da rede segue regional. “Nosso compromisso é com Alagoas. Acreditamos no destino e queremos ser protagonistas no seu desenvolvimento turístico sustentável”, conclui Pietro.