BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,46

Senado aprova projeto que garante livre acesso a praias, rios e cachoeiras

Proposta altera o Estatuto da Cidade e proíbe privatização do acesso a áreas naturais de interesse turístico, como praias e cachoeiras

O Senado Federal aprovou nesta semana o Projeto de Lei nº 2, de 2021, que garante o livre acesso da população a praias, cachoeiras, rios, cavernas e demais áreas naturais públicas com relevante interesse turístico ou paisagístico. A proposta, de autoria da senadora Leila Barros (PSB-DF), altera o Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001) e segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Pelo texto, será expressamente proibida qualquer ação que restrinja ou privatize o acesso a esses espaços. A medida tem impacto direto na atividade turística, ao garantir a circulação democrática em áreas consideradas de uso comum e de grande apelo para o lazer, o esporte e o turismo.

A senadora Leila Barros justifica a proposta como uma resposta ao avanço de construções e urbanizações que, na prática, limitam o acesso de não moradores a praias e outros ambientes naturais. “Estamos diante de um preocupante processo de privatização desses bens de uso comum, com construções ou urbanizações que limitam o acesso apenas a moradores ou frequentadores autorizados. Queremos garantir que o direito ao lazer, ao esporte e ao turismo seja assegurado de forma democrática e igualitária”, afirma.

O projeto também obriga que planos de expansão urbana prevejam medidas que assegurem a circulação da população nesses locais, especialmente em áreas turísticas.

Para o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), a proposta contribui para o fortalecimento das atividades turísticas e para o desenvolvimento local. “O contato com esses sítios estimula a conscientização e a educação ambiental, e, ao disciplinar sua visitação, a proposição contribui para a geração de emprego e renda no entorno desses lugares”, declara.

Próximos passos

Após a aprovação no Senado, o texto segue agora para a Câmara dos Deputados. Se aprovado sem alterações, será encaminhado para sanção presidencial. Caso haja modificações, retornará ao Senado para nova análise.

Diante desta novidade, vale conferir pesquisa que aponta que praias e contato com a natureza são prioridades dos brasileiros ao viajar.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Uniabla debate Reforma Tributária e tecnologia...

Evento gratuito será realizado em 2 de julho e reunirá especialistas para orientar empresários do setor de locação

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS