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Rio reforça Turismo com segurança, qualificação e experiências

Especialistas discutem potencial do destino e destacam avanços e desafios em painel no Rio Summit, promovido pela Casa Lide

Durante o painel “As novas oportunidades geradas no turismo, na hotelaria e nos eventos no Rio de Janeiro”, realizado na edição de 26 de maio do seminário Rio Summit, especialistas do trade turístico nacional se reuniram na Casa Lide, em São Paulo, para debater os caminhos de crescimento do setor na capital fluminense.

Marcos Arbaitman, presidente do Lide Turismo e do Grupo Arbaitman, sintetizou a discussão: “O Rio de Janeiro é a cidade mais linda do mundo, mas precisa de ajustes para suprir adequadamente o potencial de crescimento que o setor projeta”. Segundo ele, questões como segurança, domínio de idiomas por profissionais do setor, ampliação da rede hoteleira e melhorias na mobilidade urbana são fundamentais para consolidar o destino como protagonista no turismo internacional.

Arbaitman também apontou a baixa presença de voos internacionais como um obstáculo. “Hoje somente 6 de 25 grandes marcas têm atividade regular para cá”, afirmou, citando o sucesso do show da cantora Lady Gaga como exemplo do apelo global do Rio quando há articulação eficiente.

De acordo com a secretaria estadual de Turismo, o Rio recebeu quase um milhão de visitantes entre janeiro e abril deste ano e projeta 1,8 milhão até dezembro. A Argentina lidera o envio de turistas ao estado, seguida por Chile, Estados Unidos, Uruguai e França — sendo os norte-americanos os que mais gastam.

Uma das apostas para impulsionar o consumo é o sistema de Tax Free, já em vigor no Rio, que permite reembolso de parte dos impostos pagos por turistas internacionais. “O potencial dela é de dobrar, no médio prazo, o tíquete médio de consumo dos turistas”, afirma Nilo Felix, secretário executivo de Turismo.

Alfredo Lopes, presidente do Sindicato de Hotéis do Rio, celebrou os R$ 600 milhões gerados pelo show de Lady Gaga, destacando a atuação da segurança pública e o uso de reconhecimento facial na orla.

Já Alexandre Accioly, da Accioly Participações, cobrou avanços estruturais: “Sem turista, não se faz turismo. O Rio precisa de mais casas e chefs estrelados no Guia Michelin para encantar o visitante durante as quatro noites que passa por aqui”.

O governador Cláudio Castro concluiu que a cadeia turística deve ser vista de forma integrada: “O turismo não pode ser visto como um setor isolado, precisamos fazer muito pelo entorno dele”, afirmou. “A jornada do visitante é o mais importante”.

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