BRL - Moeda brasileira
EUR
6,17
USD
5,33
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Maior catedral budista da América Latina é inaugurada em São Paulo

Com presença do Papa Budista e fiéis de diversos países, templo no Ipiranga reforça os laços entre Brasil e Japão

Um marco para a espiritualidade e para a comunidade japonesa no Brasil foi celebrado em 25 de maio de 2025. Com cerimônia repleta de simbolismo, fé e emoção, a Catedral Budista Nikkyoji foi oficialmente inaugurada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, consolidando-se como a maior da América Latina com 8 mil metros quadrados de área construída.

Localizada na Rua Vicente da Costa, a nova sede do Budismo Primordial no país reuniu mais de 1500 fiéis de diversas partes do Brasil e do mundo, incluindo comitivas vindas de países como Japão, Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos, Coreia do Sul, Venezuela e Argentina. A escolha do bairro do Ipiranga, que carrega profundas conexões históricas com a imigração japonesa, não é casual: é um reencontro entre raízes culturais e fé.

Um dos momentos mais emblemáticos do evento foi a presença do 27º Sumo Pontífice do Budismo Primordial, Kimura Nitigaku Shounin, que visitou o Brasil pela segunda vez. Em sua comitiva, 68 fiéis japoneses se uniram às celebrações que também marcam os 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

“Hoje, finalmente pudemos celebrar a cerimônia de inauguração da nova nave da Catedral Budista Nikkyoji, um sonho de longos anos. Meus sinceros parabéns a todos. Desejo que todos os templos e fiéis do país continuem apoiando com entusiasmo este novo marco. É importante destacar: o dia de hoje não marca um fim, mas um início para o Budismo Primordial do Brasil”, declarou o Sumo Pontífice durante a cerimônia.

A estrutura moderna conta com dois edifícios, auditório, salões para atividades culturais, educacionais e religiosas, além de espaços de convivência. Entre os detalhes que homenageiam a saga dos imigrantes, estão o uso de grãos de café na decoração do piso e janelas que remetem às escotilhas do navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros japoneses ao Brasil em 1908.

“Estamos realizando o sonho do padroeiro Ibaragui Nissui, de difundir os ensinamentos por todo o país”, afirmou Correia Nitiyuu, arcebispo do Budismo Primordial no Brasil.

A cerimônia ainda teve um momento especial com a participação de jovens e crianças que recitaram em português o hino de louvor ao Padroeiro diante do Altar Sagrado. Um grande evento para celebrar os 50 anos da Associação de Jovens será realizado em julho, reforçando o compromisso com a nova geração.

Aberta ao público todos os dias das 6h às 19h, a catedral oferece cultos regulares e está de portas abertas para todos que desejam conhecer mais sobre o Budismo Primordial. A nova sede simboliza um capítulo renovado para a comunidade budista brasileira, com raízes no passado e olhos voltados para o futuro.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS